Harmony OS NEXT: plataforma da Huawei chega a 10 mil apps e larga Android

1 min de leitura
Imagem de: Harmony OS NEXT: plataforma da Huawei chega a 10 mil apps e larga Android
Conteúdo oferecido por

O HarmonyOS Next, próxima versão do sistema operacional móvel da Huawei, atingiu um importante marco de desenvolvimento. A plataforma da fabricante chinesa agora ultrapassou os 10 mil aplicativos prontos para serem disponibilizados em sua loja interna.

Quem confirmou a informação foi o presidente da divisão Huawei Mobile Cloud, Zhu Yonggang, durante o evento Huawei Connect 2024. O número envolve tanto aplicativos utilitários e jogos quanto meta-serviços, que atuam em funcionalidades básicas de um dispositivo. De acordo com a Huawei, isso significa que "99,9% das necessidades do consumidor durante o uso" de um smartphone estão supridas pela plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Huawei garante também que os novos apps "entregam renderizações de alta qualidade, transições mais velozes, cumprimento de fuções mais fluido e recursos fáceis de usar". Ao todo, a fabricante adaptou mais de 470 kits de desenvolvimento no processo.

O HarmonyOS Next é uma grande aposta da empresa para o futuro próximo.  Huawei 
O HarmonyOS Next é uma grande aposta da empresa para o futuro próximo.

A disponibilidade de aplicativos nativos ou oferecidos pela loja digital própria era visto como um dos maiores desafio da companhia. Afinal, ela precisava convencer desenvolvedores novos ou veteranos a lançar uma versão de seus apps para o serviço, que ainda tem disponibilidade limitada.

Novo HarmonyOS vem aí

O HarmonyOS Next deve ser apresentado ainda em setembro deste ano, junto com uma nova linha de dispositivos da fabricante.

Essa será a primeira versão do serviço que dispensa totalmente o Android — sem qualquer código do sistema operacional da Google ou suporte para a loja de apps da rival. Desde que começou a perder a licença do ecossistema da empresa, em 2019, a companhia segue sofrendo sanções do governo dos Estados Unidos e tenta cada vez mais adquirir a independência e se fortalecer em outros mercados.

O mais recente lançamento da fabricante foi um aparelho mais ousado: o Huawei Mate XT, primeiro celular dobrável do mundo com tela dividida em três partes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.