As ferramentas com inteligência artificial do Apple Intelligence serão lançadas no iOS 18.1, mas só terão suporte para português em 2025. Nesta quarta-feira (18), a fabricante confirmou que, na estreia, as funções serão exclusivas para celulares configurados em inglês americano.
Isso atrasa ainda mais a disponibilidade do Apple Intelligence para consumidores de fora dos Estados Unidos, ainda que o pacote seja uma das principais novidades do iPhone 16. A situação é mais complicada na União Europeia, onde a Maçã precisa encarar complicações legislativas para lançar as funcionalidades.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Pelo que o anúncio sugere, o suporte para mais idiomas deve ser parte do iOS 18.2. A segunda atualização majoritária do sistema da Apple também deve introduzir outras adições, como o espelhamento de tela no macOS.
Em 2025, o Apple Intelligence ganhará suporte para os idiomas:
- Chinês;
- Francês;
- Português;
- Vietnamita;
- Coreano;
- Alemão;
- Espanhol;
- Japonês.
A compilação também prevê adaptações para variações do inglês na Índia e em Singapura. A compatibilidade com mais idiomas devem ser anunciados depois.
Lançamento atrasado no Brasil
Aparentemente, a Apple não deve encarar obstáculos para inaugurar as novidades com IA no Brasil, diferente da Meta. Os usuários do país ficaram de fora das novidades do Meta AI por consequência de desafios regulatórios.
De toda forma, os donos do iPhone 16 comprados por aqui deverão esperar bastante até ter o Apple Intelligence em sua totalidade. Isso pode desacelerar as vendas dos novos celulares em 2024, tal como foi constatado no primeiro final de semana de pré-venda.
Fontes