A Uber anunciou novas medidas para verificação de identidade para passageiros — mas, dessa vez, para proteger motoristas. Os métodos de autenticação foram apresentados nesta terça-feira (17) em evento da empresa nos Estados Unidos.
Assim como motoristas, passageiros deverão passar por um processo de verificação mais rigoroso: o aplicativo confrontará dados como nome e número de telefone contra bases de dados de terceiros para conferir possíveis incongruências.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Veja também: 7 dicas para ter uma viagem segura de Uber
A plataforma também adicionou um novo selo de verificação para passageiros. Para recebê-lo, o usuário precisa apresentar um documento oficial no aplicativo e confirmar a própria identidade.
Uber agora vai verificar a identidade de passageiros em troca de um selo especial.Fonte: GettyImages
Quando a conta é verificada, a solicitação de corrida aparecerá com o selo especial, proporcionando mais segurança ao motorista. Vale lembrar, porém, que a verificação de identidade não é obrigatória para o passageiro, enquanto o cruzamento de informações com base de dados, sim.
Em testes desde o começo do ano
O novo sistema de autenticação de passageiros estava em experimentação desde o começo do ano, mas em uma quantidade limitada de cidades. Segundo a empresa, os resultados foram satisfatórios "com a maioria dos clientes" desses mercados.
Com a novidade, a Uber espera garantir uma experiência mais segura para motoristas — sua principal base de usuários.
No Brasil, passageiros precisam fornecer um número de CPF válido e data de nascimento para fazer um novo cadastro. Contudo, o sistema não verifica se o documento realmente pertence à pessoa.
Segundo a página oficial da Uber, o novo sistema de verificação (cruzamento de dados e autenticação de identidade) será lançado primeiro nos Estados Unidos. Não há previsão para lançamento da novidade em mais regiões.
Categorias