A plataforma NotebookLM do Google agora também é capaz de converter anotações e documentos em áudio, simulando um bate-papo entre duas pessoas ao estilo de um podcast, utilizando vozes geradas por inteligência artificial. A novidade foi anunciada pela big tech na quarta-feira (11).
Denominado Audio Overview, o recurso usa IA para transformar os arquivos enviados pelo usuário em “discussões de áudio envolventes”, como explica a gigante de Mountain View. As duas vozes digitais atuam como se fossem apresentadores, iniciando uma conversa com base no material disponibilizado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O NotebookLM usa recursos multimodais do Gemini 1.5 para realizar diferentes tarefas.Fonte: Google/Divulgação
Elas são capazes de resumir o conteúdo e fazer conexões entre tópicos citados nos documentos e anotações, algo bastante útil para os estudantes. Os apresentadores virtuais, que utilizam recursos do Gemini 1.5, podem até brincar durante a conversa, tornando o podcast mais descontraído.
O bate-papo gerado pela função Audio Overview do NotebookLM do Google pode ser baixado e reproduzido offline em outros dispositivos. Vale lembrar que o chatbot apresentado no ano passado vem recebendo diversas atualizações, como a capacidade de criar instantaneamente guias de estudo e documentos informativos.
Como converter textos em podcasts no NotebookLM?
Se você tem uma conta Google e mais de 18 anos, pode usar o bloco de notas inteligente do Google para fazer resumos, criar guias de estudo, gerar estatísticas, converter documentos em apresentações e muito mais. Para acessar a nova função de áudio, siga estes passos:
- Acesse o site do NotebookLM e faça login em sua conta;
- Crie um novo projeto ou abra um existente;
- Adicione os materiais que servirão de base para a conversa (documentos, PDFs, endereços de sites etc);
- Clique no botão “Gerar”;
- Aguarde a geração do bate-papo e reproduza o áudio.
Segundo o Google, a criação do podcast pode demorar alguns minutos, dependendo da quantidade de material enviado. Além disso, as vozes de IA só estão disponíveis em inglês, no momento, e a ferramenta é suscetível a imprecisões, pois ainda está em fase experimental.
Fontes
Categorias