Desenvolvedores de apps para Android estão tendo acesso a novos recursos para inibir os downloads fora da Google Play Store, que também podem bloquear o funcionamento dos softwares obtidos em fontes não oficiais. As ferramentas são encontradas na API Play Integrity, revelada na conferência Google I/O 2024.
Uma das funcionalidades disponíveis é a verificação de apps, com o objetivo de detectar se o programa foi baixado na loja oficial do sistema operacional. Caso ele tenha chegado ao dispositivo via sideloading, ou seja, de uma fonte de terceiros, é possível bloqueá-lo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A API Play Integrity já foi adotada em alguns apps populares do Android.Fonte: Android Authorithy/Reprodução
Opcionalmente, os desenvolvedores também podem forçar o usuário a realizar o download do app na Play Store caso a API o identifique como não licenciado, por meio de uma caixa de diálogo. Ao optar pela instalação confiável, a versão anterior é removida automaticamente.
A Play Integrity tem, ainda, as funções de confirmar se o app foi adulterado e se está sendo executado em dispositivo com o Google Play Protect habilitado, contribuindo para reforçar a segurança. Como lembra o Android Authority, a nova API traz características semelhantes à SafetyNet Attestation, que está sendo descontinuada.
Apps já estão usando a nova API
Vários aplicativos, incluindo alguns bastante populares entre os usuários do Android, já estão contando com as funcionalidades disponibilizadas pela API Play Integrity. Entre eles, vale destacar o Uber e o TikTok, que segundo a publicação passaram a adotar os recursos para dificultar a instalação de versões não oficiais.
Com a adição de novas ferramentas, é possível que mais apps a adotem, em breve. Dessa forma, os desenvolvedores ajudam a aumentar a proteção dos usuários, já que ela inibe a utilização de apps modificados nos quais há riscos mais elevados de os dispositivos se tornarem alvo de campanhas maliciosas.
Além da maior exposição a golpes e fraudes, os apps baixados fora da Play Store podem trazer outros problemas, caso a versão instalada não seja a correta para o seu dispositivo.
Fontes