A OpenAI estaria pensando em aumentar consideravelmente o valor da assinatura para acesso aos seus modelos de inteligência artificial mais avançados. De acordo com o The Information, a mensalidade do ChatGPT pago pode passar a custar até US$ 2 mil em alguns planos, o equivalente a R$ 11,3 mil pela cotação no momento em que este texto é escrito.
Como o preço inicial cobrado pela startup é de US$ 20 (R$ 113), a atualização que vem sendo cogitada significaria um acréscimo de nada menos que 9.900% em relação ao valor atual mais baixo para os assinantes. A possibilidade tem relação com uma suposta crise financeira vivida pela companhia.
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A OpenAI também tem encontrado uma forte concorrência com os avanços das IAs rivais do ChatGPT.Fonte: Unsplash
Segundo a publicação, a IA generativa tem sido um negócio caro para a desenvolvedora, que pode ter gastado em torno de US$ 7 bilhões (R$ 39 bilhões) com o treinamento de seus modelos, incluindo aquisição de hardware, infraestrutura de data center, energia e resfriamento. Ainda há o gasto de US$ 1,5 bilhão (R$ 8,4 bilhões) com pessoal.
Projeções feitas por analistas de mercado indicam que a OpenAI pode ter prejuízos de US$ 5 bilhões (R$ 28 bilhões) nos próximos 12 meses, o que levaria a um pedido de falência em 2025. Por outro lado, ela estaria em negociações para uma nova rodada de investimentos que traria alívio para seus cofres.
Mais de 1 milhão de assinantes
Na última semana, a desenvolvedora do ChatGPT informou ter ultrapassado a marca de 1 milhão de usuários pagos, que têm acesso à versão avançada da popular IA generativa. O número inclui os assinantes das modalidades Team e Enterprise, destinadas ao mercado corporativo, e Edu, para instituições educacionais.
Quem paga pelo serviço tem acesso prioritário à plataforma durante os períodos de pico de uso, confere primeiro as novas funcionalidades e pode criar versões personalizadas da IA, entre outras vantagens.
Além disso, há a versão gratuita do ChatGPT, disponível para qualquer pessoa. É a versão mais utilizada da plataforma, que ajuda a colocar pressão nas finanças da empresa, mas serve como porta de entrada para a inteligência artificial.
Voltando à possibilidade de aumento no valor da assinatura, não se sabe se o novo preço seria aplicado ao GPT-4 atualmente em execução ou se contemplaria somente os próximos modelos, como o Strawberry.
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