O Windows 11 se mantém distante da quantidade de usuários que têm o Windows 10 instalado em seus dispositivos, mas vem aumentando a sua participação no mercado de computadores. Divulgado na última semana, o levantamento mais recente da Statcounter aponta que a versão já chega a quase 32% dos PCs globalmente.
Com crescimento de 0,8% em relação ao mês anterior, a versão mais nova do sistema operacional da Microsoft está agora em 31,63% dos computadores em todo o mundo, um novo recorde histórico. O aumento anual é considerável, já que o software tinha 23,17% de participação em agosto de 2023.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Windows 10 continua como a versão mais popular do sistema, segundo a Statcounter. (Imagem: Statcounter/Reprodução)Fonte: Statcounter/Reprodução
Mesmo assim, o Windows 10 continua a dominar o mercado, estando presente em 64,14% das máquinas, mais que o dobro do Windows 11. A geração anterior caiu 0,85% em relação ao mês passado e 7,8% na comparação com agosto de 2023, segundo o relatório.
Na terceira posição das versões mais populares do Windows aparece o Windows 7 com 3,05% de participação, seguido pelo Windows 8.1 com 0,41% e o clássico Windows XP com 0,4%. A pesquisa é baseada em quase 1,5 bilhão de PCs com o software da Microsoft conectados à web.
Suporte ao Windows 10 se aproxima do fim
Versão mais usada do sistema operacional, o Windows 10 está se aproximando do final de sua vida útil. De acordo com a Microsoft, o suporte será encerrado em 10 de outubro de 2025 nas variantes Home, Pro, Enterprise, Education e IoT Enterprise, enquanto os pacotes LTSC, voltados para empresas, continuarão atualizados.
Isso significa que, em breve, o Windows mais popular será uma versão sem suporte. Vale lembrar que o sistema operacional continuará funcionando normalmente, porém não receberá mais atualizações de recursos nem correções de segurança, deixando o PC mais suscetível às ameaças virtuais.
Como boa parte dos dispositivos que rodam o Windows 10 não possuem compatibilidade com o Windows 11, é possível que a geração mais recente demore um bom tempo para chegar à primeira posição.
Fontes
Categorias