Google Meet agora fica em primeiro plano mesmo em outras abas do navegador

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

27/08/2024 - 13:302 min de leitura

Google Meet agora fica em primeiro plano mesmo em outras abas do navegador

Fonte : Google Workspace

O serviço de videoconferências Google Meet ganhou um novo recurso para reuniões e conversas no navegador. A partir de agora, a plataforma fica em primeiro plano em forma de um janela em miniatura mesmo se você trocar de aba.

O modo picture-in-picture (PiP) por enquanto só funciona no navegador Google Chrome para computadores e não tem previsão de expansão para outros programas no momento. Ele é ativado automaticamente ao você trocar de aba, colocando os integrantes da conversa em miniaturas na vertical e no canto da tela para não atrapalhar a visualização.

Google MeetO Google Meet agora pode ser acessado mesmo com outras tarefas em realização. (Imagem: Google/Divulgação)

Dessa forma, você consegue editar um documento em tempo real olhando para as pessoas da reunião, por exemplo, ou até assistir a algum conteúdo tendo as reações dos demais participantes na tela. 

Anteriormente, se você iniciasse uma reunião pelo Google Meet e trocasse de aba, a conversa até continuava acontecendo normalmente — mas você não conseguia mais olhar para as pessoas no chat.

Disponibilidade

O recurso está em fase de disponibilização pela Google para todos os usuários, incluindo desde os integrantes da conta corporativa Google Workspace até quem apenas tem uma conta grátis e pessoal do Gmail.

Onde ligar manualmente o modo de miniatura no Google Meet. (Imagem: Google Workspace/DivulgaçãoOnde ligar manualmente o modo de miniatura no Google Meet. (Imagem: Google Workspace/Divulgação

A liberação da novidade, porém, pode levar alguns dias para chegar a todas as regiões. Além disso, se você quiser, é possível também ligar a opção de miniatura PiP dentro das configurações do Google Meet.

O lançamento é uma forma da companhia para reduzir a concorrência com outros serviços, mesmo os que não contam com foco corporativo ou colaborativo. Até mesmo o WhatsApp já suporta videochamadas com até 32 pessoas com a possibilidade de compartilhamento de tela, por exemplo.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Tags