A Microsoft trabalha para tornar o Windows um sistema operacional mais simples e funcional, mesmo que isso signifique remover algumas funções consagradas pelos usuários. Uma página de suporte da empresa confirma que o Painel de Controle está em vias de ser substituído pelo aplicativo de Configurações no futuro.
O comunicado da empresa revela que o “Painel de Controle está no processo de descontinuação em favor do aplicativo Configurações, que oferece uma experiência mais moderna e simplificada”. Esse é um planejamento antigo da Microsoft, mas que parece estar sendo posto em prática somente agora.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Saiba mais: Acabou a farra: Microsoft bloqueia gambiarra que permitia instalar Windows 11 em PCs antigos
Mesmo assim, a companhia informa que “por questões de compatibilidade”, o recurso ainda não foi totalmente migrado para as Configurações. Contudo, a Microsoft sugere que os usuários utilizem o novo aplicativo sempre que possível, seja acessando pelo menu do Windows ou pelo atalho Windows + R.
Facilidade no acesso popularizou o Painel de Controle. (Imagem: Felipe Vidal/TecMundo)Fonte: Felipe Vidal/TecMundo
Painel de Controle existe desde 1980
As razões pela qual a empresa deseja aposentar o Painel de Controle não são completamente claras. Porém, a ideia é que o sistema operacional se torne mais simples. No entanto, mudar muitos recursos de lugar pode confundir os usuários, uma vez que o Painel de Controle existe desde a década de 1980 — e continua muito útil.
O Painel permite acesso fácil para categorias de hardware, dispositivos conectados, personalização, segurança e informações do sistema. Contudo, o segmento mais conhecido pelos usuários é o de desinstalar programas.
Desde 2011 a Microsoft cogita em acabar com o Painel de Controle e só agora isso parece estar se tornando uma realidade, embora ainda sem data. É bom salientar que recentemente a companhia confirmou a extinção gradual do Paint 3D.
Fontes
Categorias