A ferramenta Recall do Windows 11 vai ser liberado para testes em outubro deste ano. A polêmica novidade, agora revisada, será disponibilizada para Windows Insiders.
Caso tenha esquecido, o Windows Recall foi uma das adições apresentadas para PCs Copilot+. A ferramenta usa inteligência artificial para criar uma linha do tempo de atividades do usuário, porém, para isso precisava tirar prints da tela a cada 5 segundos — o que chamou a atenção de toda a comunidade devido aos riscos de segurança.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Depois da polêmica, o lançamento da função foi adiado por tempo indeterminado. A empresa prometeu passar o Recall por um período de testes somente entre Windows Insiders antes de liberá-lo para o público geral.
O Windows Recall tira prints da sua tela a cada 5 segundos para criar uma linha do tempo de atividades. (Imagem: Microsoft/Divulgação)Fonte: Microsoft/Divulgação
Nessa versão revisada, o Recall recebeu alguns reforços em segurança, mas continua com a mesma proposta. Agora, o recurso requer autenticação via Windows Hello (biometria ou reconhecimento facial) para funcionar e não será ativada por padrão.
A Microsoft não especificou qual canal do programa Windows Insider receberá a novidade primeiro. Existe a possibilidade de todos os canais (Canary, Dev e Beta) tenham acesso simultâneo.
De toda forma, a disponibilidade deve continuar bem limitada: o Windows Recall requer um PC Copilot+ para funcionar — e há poucos modelos no mercado atualmente. Portanto, donos de notebooks e computadores convencionais ficarão de fora.
Categorias