Imagen 3: Google libera acesso à IA que gera fotos para todos nos EUA

Por André Luiz Dias Gonçalves

16/08/2024 - 11:332 min de leitura

Imagen 3: Google libera acesso à IA que gera fotos para todos nos EUA

Fonte : Google/Divulgação

A plataforma de geração de imagens baseada em inteligência artificial Imagen 3 agora está disponível para todos os usuários nos Estados Unidos, conforme anunciou o Google na terça-feira (13). A versão atualizada da ferramenta foi apresentada em maio, durante a conferência Google I/O 2024.

O modelo de IA generativa que até então estava restrito a um grupo seleto de pessoas no país possui a capacidade de criar imagens a partir de descrições textuais. Basta usar o prompt de texto para descrever as características desejadas e aguardar que a tecnologia realize o seu trabalho, na plataforma ImageFX.

Montagem feita pela IA Imagen 3 do Google.
Montagem feita pela IA Imagen 3 do Google.

“O Imagen 3 é nosso modelo de texto para imagem da mais alta qualidade, capaz de gerar imagens com detalhes ainda melhores, iluminação mais rica e menos artefatos que distraem do que nossos modelos anteriores”, explicou a gigante de Mountain View, em comunicado. A empresa também apresentou as diversas melhorias em relação ao Imagen 2.

Dentre elas, vale destacar as atualizações na capacidade de entendimento dos prompts de comando, fazendo a IA compreender textos escritos em linguagem natural e cotidiana. O resultado é a geração de imagens mais fiéis às solicitações, em uma ampla variedade de formatos e estilos, incluindo paisagens surrealistas, pinturas a óleo com texturas, animações e muito mais.

Recepção mista

Após a liberação do Google Imagen 3 para todos nos EUA, a recepção dos usuários à IA geradora de fotos tem sido mista, como informa o VentureBeat. Muitas pessoas estão elogiando as melhorias implementadas no sistema, como a capacidade de entendimento dos prompts aprimorada e a textura mais rica das imagens.

Porém, também há várias reclamações de erros da tecnologia, com o mecanismo apresentando criações diferentes das solicitadas. Outra queixa é sobre os filtros da plataforma, com algumas pessoas dizendo que estão sendo “censuradas” pelo Google, conforme os relatos no Reddit.

O sistema de filtragem foi uma escolha da gigante da tecnologia para promover o uso responsável de IA, tentando reduzir a geração de conteúdos prejudiciais. Neste ponto,  o Imagen 3 é diferente do Grok-2 da xAI, recém-lançado para os assinantes do antigo Twitter, que praticamente não tem restrições na criação de imagens.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também