Telegram lança assinaturas mensais pagas e outras novidades; veja

Por André Luiz Dias Gonçalves

16/08/2024 - 11:342 min de leitura

Telegram lança assinaturas mensais pagas e outras novidades; veja

Fonte : Telegram/Divulgação

O Telegram lançou nesta quarta-feira (14) novas ferramentas que podem ajudar os criadores de conteúdo a faturarem mais com seus canais na plataforma de mensagens, incluindo as assinaturas mensais pagas com a moeda digital do serviço. Também há outras melhorias que chegam para comemorar o 11º aniversário do app.

Com a função “Assinatura com Estrelas”, os criadores agora podem criar links de convite para que os usuários façam parte de seus canais por meio de um pagamento mensal em estrelas. A ideia é que o recurso seja utilizado para conteúdos exclusivos, como transmissões e acesso antecipado a mídias.

O usuário pode ter acesso a conteúdos exclusivos pagando uma contribuição mensal ao dono do canal.
O usuário pode ter acesso a conteúdos exclusivos pagando uma contribuição mensal ao dono do canal. (Imagem: Telegram/Divulgação)

Depois de definir o preço do material extra, o proprietário do canal tem a opção de converter as estrelas em recompensas de criptomoeda Toncoin ou anúncios subsidiados no aplicativo. Segundo a empresa, a taxa cobrada nas transações com as estrelas é mínima, mas a porcentagem não foi informada.

As “Estrelas como Reações” são outra forma de apoiar seus criadores favoritos no Telegram, permitindo que os donos dos canais recebam 100% das estrelas e façam a conversão delas da maneira desejada. Cada post terá um ranking com os usuários que mais enviaram contribuições, mas é possível optar por não ter o nome divulgado.

Outras novidades do Telegram

Em outra melhoria para ajudar criadores a aumentar a receita, o app de mensagens também tornou as postagens pagas disponíveis para bots administradores em canais e bots de operação de perfis do Telegram Business. Segundo a plataforma, isso abre novas formas de automatizar canais e negócios.

O update inclui, ainda, a possibilidade de deixar os canais mais parecidos com grupos, liberando os administradores para postarem com seus próprios perfis, caso não se importem de mostrar nome e foto. A novidade é opcional e desativada por padrão, sendo necessário ir às configurações para habilitá-la.

Já no iOS, o Telegram passa a abrir documentos em formatos como PDF, XLS e DOCX em abas separadas do navegador, facilitando a alternância entre arquivos e mensagens. Todas as novidades estão começando a ser liberadas para os usuários via atualização do app.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também