A empresa de Elon Musk xAI deu início aos testes com o Grok-2, a segunda versão da sua inteligência artificial, nesta terça-feira (13). O grande modelo de linguagem (LLM) foi lançado ao lado de seu irmão menor, o pequeno modelo de linguagem (SLM) Grok-2 mini.
Pela primeira vez, os modelos de IA de Elon Musk podem gerar imagens com base em descrição em texto. Para isso, a plataforma aproveita a integração com o gerador de imagens FLUX.1, desenvolvido pela empresa Black Forest Labs.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os usuários já começaram a testar as capacidades da IA do Grok-2. Nesses experimentos, notou-se que o modelo não tem travas para criação de imagens de temas mais delicados, como de políticos.
No X, usuários compartilham prints de suas criações — várias delas envolvendo o candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump.
Grok 2.0 .... Ohh boyyyy ?????? pic.twitter.com/TjzB7WMhVp
— Benjamin De Kraker ????? (@BenjaminDEKR) August 14, 2024
Por enquanto, foram divulgados poucos detalhes sobre as capacidades da nova IA do X. Na página de anúncio, a empresa apenas menciona que o Grok-2 é um "avanço significativo" em comparação ao Grok-1.5, com melhores entregas em diálogos, codificação e raciocínio.
Nos testes de benchmark LMSYS, uma das versões iniciais do Grok-2 superou o GPT-4 e o Claude 3.5. Contudo, o modelo do X ficou atrás do ChatGPT com GPT-4o e do Gemini 1.5.
Grok AI Image Generation: pic.twitter.com/mjzSMEJ5Df
— Jungle Inc: Deaton 4 Senate (@jungleincxrp) August 14, 2024
Embora o modelo do X não tenha restrições para a criação de imagens, é possível que autoridades pressionem a empresa a implementar mecanismos de segurança. Outras IAs generativas geralmente se recusam a criar imagens envolvendo figuras públicas relevantes.
Hoje, o Grok continua exclusivo para assinantes do X Premium e do X Premium+. O Grok-2 está disponível para esse público, mas em fase de testes.
Fontes