O CPU-Z é um programa muito popular, bastante usado por quem tem interesse de monitorar informações detalhadas sobre o hardware de um computador ou mesmo de um celular. Leve e fácil de utilizar, ele possibilita que você colete dados sobre todas as peças da sua máquina, avaliando melhor o seu estado.
Isso pode ser muito útil em certos momentos, como quando você quer melhorar o seu equipamento e precisa saber se uma peça nova terá compatibilidade com a sua CPU.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A seguir, explicamos como funciona o CPU-Z e tudo o que você precisa saber para aproveitar este programa dentro do seu PC ou laptop. Acompanhe!
O que é o programa CPU-Z?
O CPU-Z é um aplicativo gratuito que fornece dados sobre a Unidade Central de Processamento da sua máquina, a famosa CPU. Ao baixar e utilizar o app, você passa a obter informações úteis sobre todas as partes do seu equipamento, como o processador, a placa mãe, a memória RAM e muito mais.
Com o CPU-Z, você consegue monitorar o desempenho dos componentes do seu computador. (Fonte: GettyImages / Reprodução)Fonte: GettyImages
Mas não é apenas isso. O software oferece também um monitoramento em tempo real do desempenho do seu processador - dando margem para que você faça comparações com outros equipamentos -, além de verificar a temperatura do seu PC e identificar possíveis falhas.
Deste modo, você consegue avaliar melhor se chegou a hora de trocar alguma peça do seu equipamento.
Para que serve o CPU-Z?
A principal função desse software é trazer diagnósticos para os usuários. A partir do uso do app, você consegue avaliar o desempenho dos hardwares do seu computador e de seus dispositivos móveis, incluindo aqui os celulares.
Ou seja, ele concretiza uma análise rápida da sua CPU e entrega imediatamente índices com o desempenho de seu PC e seu smartphone. Com isso em mãos, você consegue entender melhor o estado dos seus equipamentos, tendo assim mais segurança na hora de fazer upgrade nas peças.
O programa CPU-Z pode ser bastante útil na hora de atualizar a sua máquina.(Fonte: GettyImages / Reprodução)Fonte: GettyImages
Além disso, o CPU-Z traz informações sobre as peças compatíveis com o seu computador. Assim, você consegue levantar dados seguros na hora de investir na sua máquina.
Isso pode ser muito importante quando você pretende mudar de CPU ou ajustar as configurações da memória RAM, sem ter que necessariamente recorrer à assistência técnica especializada.
Como usar o CPU-Z no computador Windows?
O CPU-Z está disponível para os sistemas Windows e Android. Para utilizá-los em dispositivos com esses sistemas, você deve inicialmente procurar o app na loja de aplicativos e instalá-los.
No caso de usá-lo em seu computador com Windows, você vai abri-lo na área de trabalho ou dentro do menu Iniciar. Ao acionar o software, ele apresentará as informações detalhadas sobre a CPU, placa-mãe, memória e placa de vídeo.
Mas há outros recursos disponíveis. Na aba Bench, por exemplo, você consegue executar testes de benchmark para testar a capacidade máxima de desempenho do processador.
O CPU-Z pode ser usado em sistemas Windows e Android. (Fonte: GettyImages / Reprodução)Fonte: GettyImages
Já ao usar o programa em dispositivos móveis, o CPU-Z vai ainda disponibilizar algumas informações específicas do seu aparelho, como modelo, estado da bateria e funcionamento dos sensores.
De todo modo, vale dizer que o CPU-Z é apenas um software de monitoramento, trazendo informações sobre os seus equipamentos. Ele não consegue alterar os hardwares das suas máquinas, o que deve ser feito diretamente instalando ou desinstalando as peças.
Qual a diferença entre CPU-Z e GPU-Z?
Muita gente confunde o sistema GPU-Z com o CPU-Z por conta das grafias bem parecidas. Na verdade, os dois são programas que cumprem o mesmo objetivo (fornecer dados sobre o seu aparelho), mas desempenham suas funções em partes diferentes do seu dispositivo.
GPU-Z e CPU-Z são programas semelhantes, mas com funções diferentes. (Fonte: GettyImages / Reprodução)Fonte: GettyImages
Em outras palavras, o CPU-Z apresenta as informações sobre o processador, enquanto o GPU-Z é um software desenvolvido para acompanhar dados da placa-mãe, fornecendo diagnósticos sobre essa peça em diferentes tipos de situação, como ao rodar um vídeo no YouTube ou utilizar um programa de edição.
Deste modo, você consegue ter uma melhor noção sobre quais atividades exigem mais da sua placa-mãe.
É importante ressaltar que o CPU-Z também traz análises sobre a placa-mãe, mas com informações menos detalhadas em relação ao outro software. Ambos os programas são gratuitos.
Quais as vantagens em usar CPU-Z?
Se você se interessou em baixar e utilizar o CPU-Z, vale aqui entender em quais aspectos ele será mais útil. Dentre os benefícios ofertados por esse programa, estão:
- Leveza: o CPU-Z é um programa bem leve, que não vai pesar ao ser instalado dentro da sua máquina. Ele costuma rodar sem dificuldades. Além disso, seu layout é simples e intuitivo, o que costuma facilitar a vida de usuários sem grandes conhecimentos de informática;
- Dados úteis: as informações disponibilizadas pelo CPU-Z são muito completas. Deste modo, você pode adquirir uma visão bem detalhada sobre o funcionamento do seu computador, trazendo segurança na hora de fazer um diagnóstico sobre o seu equipamento;
- É gratuito: o download do CPU-Z é totalmente gratuito, o que não deixa de ser uma grande vantagem, especialmente se formos avaliar que este é um programa bem completo.
Gostou desse conteúdo? Aqui no TecMundo você acompanha os tutoriais mais completos e que sanam as suas dúvidas sobre questões de tecnologia, como o passo a passo para fazer overclock no computador. Até a próxima!
Categorias