Microsoft vai aposentar o Paint 3D e manter o programa original

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft vai aposentar o Paint 3D e manter o programa original
Imagem: Windows Store

A Microsoft vai descontinuar o criador e editor de imagens Paint 3D. A companhia aos poucos removerá o acesso ao programa por meio da Microsoft Store, além de encerrar o lançamento de atualizações ou suporte ao serviço.

A própria empresa ainda não anunciou oficialmente o fim do programa, nem explicou o motivo de descontinuá-lo, mas usuários que abriram recentemente o aplicativo notaram uma notificação de aviso. Ela indica que o Paint 3D não poderá mais ser baixado na plataforma do Windows após o dia 4 de novembro deste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, depois dessa data, ele também deixará de receber atualizações por parte da Microsoft. Quem tem o programa baixado pode continuar utilizando normalmente, ao menos por enquanto — mas sem a garantia de correções de bugs ou melhorias.

Paint 3D fez comunidade reviver o original

O Paint 3D foi anunciado em 2017 pela Microsoft como um dos destaques do Creators Update, uma atualização de grande porte do Windows 10 focada em designers, ilustradores, editores e outros criadores de conteúdo.

Inicialmente, o programa era uma substituição definitiva do clássico Paint, um dos mais populares serviços pré-instalados do Windows. A evolução era justificada pela adição de ferramentas mais profissionais de trabalho em três dimensões, como uso de modelos em 3D prontos, trabalho em camadas e uma interface remodelada.

Uma das telas de divulgação do Paint 3D.Uma das telas de divulgação do Paint 3D.Fonte:  Microsoft 

A comunidade, porém, nunca adotou o Paint 3D como opção em um mercado já povoado por softwares mais renomados de edição de imagem. Além disso, foram muitos os protestos quando a Microsoft anunciou que o Paint original seria descontinuado.

Os protestos deram certo: a companhia recuou da decisão e manteve o Paint em definitivo. Agora, ele segue como opção de criação e edição no sistema operacional e até recebe atualizações pontuais da companhia, inclusive com recursos de inteligência artificial (IA).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.