A Google confirmou nesta terça-feira (6) o lançamento de novos recursos de inteligência artificial (IA) da plataforma Gemini. A novidade inclui ainda a adição dessas funções em novos e velhos dispositivos da linha Google Home de automação residencial e controle de aparelhos da casa.
Em vez de adicionar o Gemini em todos os modelos, porém, a empresa optou por uma estratégia diferente. Ela vai implementar modelos dessa IA em serviços já existentes que operam nesses aparelhos — como o caso do Google Assistente em produtos já lançados há algum tempo pela subsidiária Nest.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Um dos lançamentos envolve as câmeras de segurança da Nest. Elas agora são capazes de reconhecer elementos no enquadramento e gravar a descrição dessas imagens. Dessa forma, quando você fizer perguntas ao aplicativo do Google Home sobre a gravação, o sistema entrega respostas precisas sobre o que consta no histórico.
O novo sistema de detecção e interpretação de cena nas câmeras de segurança.Fonte: Google Blog
No exemplo mostrado pela Google, a câmera não diz apenas que pessoas foram detectadas em certo horário na porta da frente da casa. Ela agora é capaz de entender que duas crianças saíram de bicicleta no período e repetiram o mesmo padrão nos dias seguintes — uma resposta contextual que demanda maior inteligência por parte do app.
Casas mais inteligentes
Outra novidade do Google Home é o lançamento da função "Help me create" (Me ajude a criar, em tradução literal para o português). Ele gera uma automação para o usuário em tempo real, baseada em um prompt de comando ou uma explicação descritiva sobre a sua demanda, como "trancar as portas e deslizar as luzes na hora de dormir".
Criando uma automação usando descrições em texto.Fonte: Google Blog
O Google Assistente foi atualizado para alto-falantes e displays inteligentes da Nest. A partir de agora, ele ficará "mais natural e prestativo", inclusive relembrando perguntas anteriores para melhorar a precisão das respostas.
Por fim, o novo lançamento da marca, o Google TV Streamer 4K, passa a ser o novo hub principal do Google Home para além da configuração via smartphones. O dispositivo substituto do Chromecast chega em setembro deste ano no mercado norte-americano, enquanto as funções turbinadas com o Gemini começam a sair em forma de prévia para assinantes Nest Aware até o fim de 2024.
Fontes
Categorias