Você pode viver em paz com suas infinitas guias abertas no Google Chrome, pois agora o próprio app pode organizá-las por você. Em uma das versões de testes do navegador, foi incluída uma ferramenta que agrupa automaticamente as abas abertas.
A ferramenta usa inteligência artificial generativa para ler e compreender o nome de cada guia aberta do navegador. A partir dessa análise, o aplicativo sugere formas em que as abas disponíveis podem ser reunidas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para funcionar, a ferramenta precisa que uma combinação de recursos experimentais sejam habilitados no menu chrome://flags.
O organizador de abas usa inteligência artificial para ler e compreender o contexto de todas as abas abertas.Fonte: Google/Reprodução
As flags são:
- #tab-organization
- #tab-organization-settings-visibility
- #multi-tab-organization
- #tab-reorganization
- #tab-reorganization-divider
Contudo, a disponibilidade da ferramenta ainda é bem limitada: Somente usuários que residem nos Estados Unidos, devidamente logados no Chrome e com as funções Experimental AI e a sincronização de abas ativados podem usar o recurso.
Com todos os pré-requisitos atendidos, a função entra em ação. Ela pode ser acessada a partir do menu do canto superior esquerdo, dentro da aba "Organizar abas". Ao ser acionada, a IA faz uma varredura sobre todas as páginas abertas e mostra como elas podem ser agrupadas.
A partir das sugestões geradas pela IA, você pode fazer ajustes finos ao clicar no botão ilustrado com um lápis.
A novidade do Chrome também funciona para organizar tópicos específicos. Neste caso, o usuário deve clicar sobre a aba com o botão direito do mouse e selecionar a opção "Organizar abas semelhantes" no menu de contexto.
Por enquanto, a função está disponível somente no Chrome Canary, uma das versões mais instáveis do navegador. Não há previsão para a liberação definitiva do organizador de abas com IA, tampouco se a novidade também chegará ao Android de alguma forma.
Fontes
Categorias