Google Lens chega ao Chrome para PC junto de novas ferramentas de IA

1 min de leitura
Imagem de: Google Lens chega ao Chrome para PC junto de novas ferramentas de IA
Imagem: Google

Uma nova atualização do Google trouxe updates importantes para ferramentas como o Google Lens, que poderá ser usado pelo desktop nos próximos dias. As novas ferramentas da companhia focam na experiência de uso prático, como comparação de características entre produtos, facilidade em compras e pesquisas por IA.

O Google Lens de desktop funciona de forma bem similar à que o público já está acostumado nos smartphones. Nos computadores, a funcionalidade estará localizada no canto superior direito da barra de pesquisa. Basta clicar no ícone e recortar a região da tela que você deseja pesquisar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Automaticamente, a página mostrará assuntos relacionados, como bolsas e plantas. Com o ponteiro do mouse, o usuário pode saber mais informações de um determinado objeto e até mesmo pesquisar variações.

Por exemplo, se na captura do Lens houver uma planta e o usuário clicar em cima dela, poderá fazer perguntas sobre quanto tempo a espécie pode ficar no sol e os cuidados especiais que devem ser tomados.

Comparador de itens e busca de sites informal

Para quem gosta das compras online, outra ferramenta anunciada é o Tab Compare, que será lançada nas próximas semanas. O recurso realizará um resumo de opções de produtos que você queira adquirir, listando os modelos lado a lado e revelando suas especificações técnicas para o usuário decidir qual é o melhor.


Por fim, a atualização permitirá que os usuários pesquisem por páginas de maneira informal. Se antes era necessário saber o nome do site ou termos específicos daquele conteúdo, pesquisar algo como “qual foi aquela sorveteria que pesquisei ontem?” no campo correspondente, e o buscador mostrará o site.

Estas integrações são relacionadas com o Gemini, mas o Google afirma que as pesquisas e dados dos usuários não serão usados para alimentar a base de dados da IA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.