A função “Circular para Pesquisar” vai mesmo chegar aos desktops por meio do Google Lens no Chrome e no ChromeOS, confirmando rumores. Segundo o 9to5Google, a ferramenta já está disponível nas versões beta mais recentes do navegador e do sistema operacional.
Chamada “Circle to Search” no Android, a funcionalidade foi anunciada pelo Google em janeiro deste ano, estreando nos celulares Pixel e nos smartphones da série Galaxy S24. Como o próprio nome sugere, ela permite realizar pesquisas circulando pessoas, objetos, animais, textos e outros itens nas imagens.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: 9to5Google. A função está disponível no menu da versão beta do Chrome.
Nos PCs, o recurso será batizado de “Arrastar para Pesquisar”, segundo a publicação. O mecanismo é basicamente o mesmo encontrado nos celulares, podendo ser ativado no ícone do Lens na barra de endereço nos Chromebooks ou no menu do browser em sua versão para Windows e Mac.
Depois de habilitar a função, basta usar o mouse para selecionar qualquer coisa na tela que você deseja pesquisar utilizando a ferramenta integrada ao Google Lens. Os resultados serão exibidos em uma aba lateral, permitindo continuar a busca sem digitar qualquer palavra.
Recurso ainda em teste
Neste primeiro momento, o Arrastar para Pesquisar está em teste nos desktops, podendo ser encontrado no ChromeOS 127 beta e no Chrome 128 beta. No Chromebook, basta clicar no ícone do Google Lens na barra de endereço, ao lado da estrela, e selecionar o item desejado na tela.
Já no Chrome para Windows e Mac é necessário abrir o menu do navegador clicando no ícone dos três pontos e posteriormente na opção “Pesquisar com o Google Lens”. Faça a seleção do objeto ou pessoa na tela e verifique os resultados no painel lateral.
Para acesso mais rápido, você pode adicionar o ícone à barra de ferramentas, clicando na opção de fixar no painel lateral. Ainda não se sabe quando o recurso Circular para Pesquisar chegará às versões estáveis do Chrome e do ChromeOS.
Fontes
Categorias