A OpenAI, desenvolvedora da plataforma ChatGPT, confirmou que vai começar a liberar gradualmente um recurso bastante aguardado pela comunidade. Trata-se do Advanced Voice Mode, um dos destaques da versão GPT-4o do chatbot.
Como mostra uma imagem publicada no Reddit, assinantes do ChatGPT Plus começaram a receber uma notificação sobre a liberação da função. Só que há um porém no comunicado: ele informa que o chat por voz ainda está em fase Alpha e só um pequeno grupo de usuários terá acesso inicialmente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A previsão é que todos os assinantes ganhem acesso ao Advanced Voice Mode apenas no final do outono do Hemisfério Norte — ou seja, entre o fim de setembro e a metade de dezembro de 2024. Segundo a OpenAI, o motivo da liberação lenta é "garantir a qualidade da experiência".
O que é o Advanced Voice Mode do ChatGPT
O Advanced Voice Mode é o sistema mais poderoso de reconhecimento de voz do ChatGPT, usado especialmente para tradução em tempo real e até aprendizado de idiomas. Após o anúncio em maio de 2024, porém, o recurso ficou sem data para chegar aos usuários.
O modo de voz avançado da plataforma de IA é descrito pela própria companhia como um sistema que "pode compreender e responder com emoções e sinais não-verbais, aproximando-nos de conversas naturais e em tempo real com IA.".
Nas demonstrações, inclusive com o português como uma das línguas suportadas, é possível ver que a plataforma responde praticamente em tempo real aos questionamentos. Além disso, ela leva em conta o contexto e é capaz de retomar um assunto após mudar de tema rapidamente.
O modo permite ainda a criação de vozes personalizadas, o que deixa o sistema mais complexo — e passível de erros ou de problemas com os servidores pelo uso intenso, que são as atuais preocupações da OpenAI.
Recentemente, a OpenAI lançou também outro mecanismo bastante aguardado: o SearchGPT, um buscador que pode ameaçar até o reinado do Google ao fornecer respostas rápidas a partir de IA.
Categorias