A Nvidia anunciou hoje (29) durante o evento SIGGRAPH novos esforços para o desenvolvimento de robôs humanoides. A empresa apresentou um pacote de ferramentas voltadas para a acelerar projetos do setor, incluindo simulações virtuais dentro do metaverso Omniverse.
Uma das novidades é uma atualização para o Nvidia NIM, um conjunto de microsserviços e frameworks para simulação e aprendizagem de robôs e IA. Ele é composto por contêineres já prontos para encurtar o tempo de lançamento de forma significativa — de semanas para minutos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os novos microserviços de IA podem melhorar os trabalhos na plataforma Nvidia Isaac Sim e , ferramenta para fluxo de simulações que é ligada ao Nvidia Omniverse, espécie de metaverso avançado da empresa. As soluções substituem (ou complementam) treinamentos da vida real com experimentações virtuais, dentro do universo virtual da companhia.
As ferramentas da Nvidia aceleram o fluxo de trabalho no desenvolvimento de robôs ao oferecer uma solução virtual para treinamento de modelos.Fonte: GettyImages
Em outra frente do desenvolvimento está o Nvidia OSMO. Trata-se de um serviço nativo da nuvem para gerenciamento de fluxos de trabalho complexos no desenvolvimento de robôs.
Simplificando o treinamento de modelos
As soluções da Nvidia "simplificam significativamente" os fluxos de trabalho de treinamento e simulações com robôs, segundo a própria marca.
"O desenvolvimento de robôs humanoides é extremamente complexo, exigindo uma incrível quantidade de dados reais, capturados tediosamente no mundo real", pontuou Alex Gu, CEO da Fourier, empresa focada no desenvolvimento de robôs de uso geral.
"As novas ferramentas de desenvolvimento de simulação e IA generativa da Nvidia vai ajudar a acelerar o desenvolvimento de nossos modelos", acrescentou.
Enquanto as novidades não oferecem benefícios diretos para o público geral, os produtos da Nvidia catalisam o desenvolvimento de autômatos. Os frutos desse investimento ainda vão levar algum tempo para aparecer no mercado, mas é promissor para as companhias voltadas para o segmento.
De acordo com a Nvidia, as novidades estão disponíveis para desenvolvedores inscritos no programa Nvidia Humanoid Robot Developer Program. Primeiro, serão liberados os Nvidia OSMO e Isaac Lab, com as novidades do Nvidia NIM chegando logo depois.
Categorias