A OpenAI lançou o GPT-4o Mini nesta quinta-feira (18). O "mini modelo" generativo é uma versão reduzida da inteligência artificial mais poderosa da companhia, o GPT-4o.
Segundo a empresa, esse é o "modelo reduzido mais capaz e mais eficiente até hoje". O modelo requer menos energia para processar dados, sendo uma solução menos custosa para a implementação em aplicativos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
"Acho que o GPT-4o Mini realmente cumpre a missão da OpenAI de tornar IA mais acessível para as pessoas", disse o líder da plataforma de API da OpenAI, Olivier Godement, ao The Verge. "Se nós queremos que IAs beneficiem cada canto do mundo, cada indústria, cada aplicação, temos que tornar a tecnologia mais acessível", continuou.
O GPT-4o Mini será usado para alimentar o ChatGPT. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
O novo modelo conseguiu 82% de pontuação no benchmark Measuring Massive Multitask Language Understanding (MMLU). O teste consiste em 16 mil perguntas de múltipla escolha relacionadas a 57 temas acadêmicos.
Concorrentes diretos da categoria de modelos reduzidos, tais como o Gemini 1.5 Flash, do Google, e o Claude 3 Haiku, da Anthropic, conseguiram 78,9% e 75,2%, respectivamente. O detentor da maior pontuação é o Gemini Ultra, com 90% de taxa de acerto.
Contudo, vale ressaltar que o benchmark é apenas um dos fatores de comparação, mas não é uma representação exata de desempenho de cada IA.
Disponível no ChatGPT
O novo GPT-4o Mini será implementado no ChatGPT ainda hoje (18) para usuários gratuitos e assinantes dos planos Plus e Team, chegando ao público do pacote Enterprise na próxima semana. O modelo substituirá o GPT-3.5 Turbo.
O modelo GPT-3.5 não estará mais disponível no ChatGPT, mas desenvolvedores podem acessá-lo pelas APIs da OpenAI. Contudo, o modelo também será removido da plataforma em algum momento, revelou o Godement.
Assim como o modelo anterior, o GPT-4o Mini suporta textos e imagens. A OpenAI afirma que a inteligência artificial vai lidar com entradas e saídas multimodais em breve, incluindo vídeo e áudio.
Porém, diferente do modelo completo, o GPT-4o Mini é desenvolvido para tarefas mais simples. Portanto, ele não consegue atender necessidades mais complexas de assistentes virtuais robustos, por exemplo.
Fontes
Categorias