O Google Maps está passando por um redesign no Android que substitui a maior parte das interfaces de tela cheia por layouts baseados em telas flutuantes, visual que vinha sendo testado há alguns meses. A reformulação começou a ser liberada para o público em geral na última semana, como destacou o 9to5Google ontem (14).
Com cantos mais arredondados, a nova interface enfatiza a camada de fundo e preserva o contexto ao navegar pelo mapa, além de tornar o app mais leve, segundo o relatório. Esses novos painéis flutuantes para listagens de locais podem ser fechados pressionando o “X” no canto superior direito.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O novo layout pode ser notado na pesquisa por rotas e em outras funções do Maps. (Imagem: (9to5Google/Reprodução)Fonte: 9to5Google/Reprodução
Também há a possibilidade de fechá-los por meio do gesto de deslizar para trás, mas a mudança no layout afetou o ato de deslizar para cima na barra de pesquisa, que anteriormente permitia ver apenas o mapa na tela. Agora, isso não acontece mais.
A pesquisa por rotas é outra funcionalidade que ganhou visual renovado no Google Maps. A interface para inserir a origem e o destino e selecionar o meio de transporte continua em tela cheia, porém somente os locais de início e fim da rota são mostrados, enquanto o botão de alterná-los passou para a área inferior, melhorando a acessibilidade.
Quando chega ao iOS?
No momento, essas pequenas atualizações no Maps são restritas ao app para Android. As novidades chegam de forma gradual, por isso nem todos os usuários devem ter acesso de imediato a elas, podendo ser necessário aguardar mais alguns dias para obtê-las.
O redesenho, que apareceu pela primeira vez em fevereiro, durante testes na plataforma, está disponível a partir da versão 11.136.x do aplicativo. Já para quem usa o app de mapas do Google no iOS, ainda não há previsão de estreia das melhorias.
Vale lembrar que o serviço de mapas recebeu, recentemente, a função de limite de velocidade na versão para dispositivos da Apple. O recurso auxilia no controle da velocidade do carro quando a navegação em tempo real está ativada.
Fontes
Categorias