Um dos maiores pesadelos de quem tem um PC em casa é quando o computador liga mas não dá imagem. Isso porque, o que pode estar acarretando esse problema varia desde um simples cabo mal encaixado até algo mais grave, que necessite da troca de um ou mais componentes internos da máquina.
Entretanto, antes de ter que correr com o seu PC para uma assistência técnica, há uma série de procedimentos simples que podem fazer com que ele volte ao funcionamento normal. E o melhor de tudo é que não é preciso ter experiência para fazer esses "primeiros socorros".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
E para te ajudar, hoje o TecMundo traz as principais alternativas de solução para quando o PC liga, mas não dá imagem. Confira!
- Fique por Dentro: Como resolver o erro 'O Windows não foi iniciado com êxito'?
1. Verifique os cabos conectados ao PC
Além de ser o mais simples, esse também é um dos principais motivos de quando o computador liga mas não dá imagem: a conexão dos cabos ao PC. Para isso, o recomendado é que você remova cada um deles, principalmente os de conexão com o monitor, como HDMI, Displayport ou VGA, e depois conecte novamente.
Verifique a conexão dos cabos no seu PC.Fonte: GettyImages
Isso porque, basta apenas uma simples mexida em uma conexão para que ela seja perdida. Isso acontece principalmente quando há um manuseio com frequência do PC, ou dos cabos conectados a ela.
Além disso, no caso dos monitores também vale verificar a outra extremidade do cabo, ou seja, a que é conectada neles. Por fim, você também pode fazer o teste trocando o determinado cabo, uma vez que o mesmo pode ter se partido ou quebrado, acarretando em um mau funcionamento.
2. Verifique os componentes internos do seu PC
Outro motivo frequente para quando o computador liga mas não dá imagem é em relação aos componentes de dentro do seu PC. Com isso, recomendamos que você verifique o encaixe deles na placa-mãe, principalmente a memória RAM e a placa de vídeo.
Verifique os componentes internos e suas conexões de dentro do PCFonte: GettyImages
Também é recomendado que você faça a limpeza dos componentes, uma vez que o acúmulo de sujeira pode acarretar no mau funcionamento do seu PC, levando ele a ligar, mas não executar corretamente a função de algumas partes do hardware que o compõem.
Caso seja possível, assim como nos cabos, também é recomendado que você faça a troca de algumas peças para averiguar se alguma em específico está gerando esse problema, como placa de vídeo e memória RAM.
3. Problema na inicialização do Windows
Se o seu PC estiver ligando, mas não gera imagem na hora de carregar o sistema, o problema pode ser uma falha na inicialização do Windows. Isso acontece por uma série de fatores, desde o desligamento incorreto do PC, até problemas com arquivos corrompidos.
Caso o Windows não esteja iniciando corretamente, será necessário formatá-loFonte: Microsoft
Nesses casos, o primeiro procedimento é tentar ligar o Windows no Modo de Segurança. Uma vez nele, o sistema operacional executa apenas os dados necessários para a inicialização do sistema, podendo assim permitir que o usuário faça o reparo dele.
Se mesmo assim ele não iniciar normalmente, nem mesmo no Modo de Segurança, será necessário que você formate o sistema. Caso não tenha experiência, temos um tutorial com diversas formas de fazer o procedimento com segurança.
4. Leve o PC para uma assistência técnica
Se depois de todos os procedimentos, mesmo assim o computador liga mas não dá imagem, é recomendado que você leve a uma assistência técnica, ou entre em contato com um técnico especializado.
Isso porque somente eles podem fazer um teste mais minucioso, que envolve até mesmo o uso de outros aparelhos para checar, por exemplo, voltagem, curtos circuitos, etc. Além de testes com outras placas e cabos, caso você não tenha.
Procure um especialista caso o problema do seu PC não tenha sido resolvidoFonte: GettyImages
Agora que você já sabe o que fazer quando o computador liga mas não dá imagem, é possível testar diversos procedimentos antes de levá-lo a uma assistência técnica.
Gostou do conteúdo? Fique de olho no TecMundo e confira esse e outros tutoriais sobre tecnologia, segurança, informática e games. Até a próxima!