A Proton anunciou hoje (03) o Docs, um editor de texto com foco em privacidade que chega para ser uma alternativa mais segura ao Google Docs e ao Microsoft Word, como afirma a empresa, famosa pelo serviço de e-mail criptografado. A novidade está disponível online e é oferecida gratuitamente.
Integrado ao Proton Drive, que já oferece calendário, gerenciador de senhas e armazenamento de arquivos, entre outros serviços, a solução tem visual e recursos parecidos com os editores rivais. Há várias opções de formatação de texto, possibilidade de adicionar imagens e tabelas e converter documentos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O editor de texto do Proton suporta edição colaborativa e comentários.Fonte: Proton/Divulgação
Outro destaque é o suporte à edição colaborativa em tempo real, permitindo que várias pessoas participem da criação de um documento, funcionalidade interessante para trabalhos em grupo. Os usuários com acesso ao arquivo podem incluir comentários e sugestões de mudanças no texto original.
Inicialmente, o Proton Docs pode ser acessado apenas na web, por meio de qualquer navegador, sendo otimizado para desktop. Mas uma versão do editor de texto gratuito para dispositivos móveis deve chegar em breve, seguindo o mesmo caminho adotado pelos concorrentes.
Segurança reforçada
Segundo a Proton, o editor de textos tem na segurança reforçada o seu principal atrativo, sendo ideal para quem prioriza a privacidade. Assim como o ProtonMail e os demais serviços da marca, ele possui criptografia de ponta a ponta, protegendo até mesmo os movimentos do cursor e as teclas digitadas.
Dessa forma, ninguém além dos próprios usuários tem acesso aos documentos editados, como afirma a empresa. Isso evita, por exemplo, que os conteúdos criados dentro da ferramenta de edição sejam coletados pelas big techs para o treinamento de modelos de inteligência artificial generativa.
Para acessar o Proton Docs é necessário ter uma conta no Proton Drive. Após fazer login na plataforma, vá à opção “Novo” e depois clique em “Novo Documento” para abrir o editor de texto — o serviço está disponível tanto no plano gratuito quanto nas opções por assinatura.
Categorias