A Apple Intelligence, futura plataforma de ferramentas de IA dos aparelhos da Maçã, pode ganhar o reforço de recursos da Google. A informação é do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, que confirmou a parceria em sua mais recente coluna.
Na prática, isso significa que o conjunto de habilidades do Apple Intelligence terá recursos do Gemini trabalhando junto do ChatGPT, da OpenAI, que já foi confirmado como parceiro da companhia. Outra empresa que estaria perto de fechar uma aliança é a Anthropic, responsável pelo chatbot Claude.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Até agora, nenhuma das marcas envolvidas confirmou a presença no Apple Intelligence. De acordo com Gurman, os acordos só devem ser oficializados publicamente no lançamento do serviço. Previsto para acontecer por volta de setembro deste ano, o período é também o provável início das vendas da futura linha iPhone 16 e da chegada da atualização iOS 18.
Meta ficará de fora do Apple Intelligence
Por outro lado, a Apple tem "interesse zero" em fazer qualquer tipo de parceria com o modelo de linguagem da Meta. Essa informação vai contra alguns rumores que circularam nas últimas semanas a respeito do tema.
Os motivos vão desde a falta de continuidade nas negociações até o pensamento por parte da marca de que os serviços da dona do Facebook foram considerados inferiores ao que é oferecido pelas rivais.
A geração de imagens por IA é uma das funções do Apple Intelligence.Fonte: Apple
Caso acontecesse, a parceria seria também incomum por causa da relação entre as duas companhias. A Apple há alguns anos critica práticas da Meta envolvendo privacidade dos usuários e taxas cobradas em determinados serviços. Além disso, elas agora são concorrentes diretas no mercado de Realidade Virtual (VR), com Mark Zuckerberg criticando duramente o lançamento da Maçã.
O Apple Vision Pro, inclusive, também deve receber a plataforma de recursos de IA em algum momento. Segundo o colunista, porém, isso só deve acontecer a partir de 2025, já que a portabilidade ainda está em fase de desenvolvimento por dificuldades de implementação na interface do headset.
Fontes
Categorias