Apple Intelligence é nova plataforma de IA para iPhone, iPad e Mac: confira os recursos

4 min de leitura
Imagem de: Apple Intelligence é nova plataforma de IA para iPhone, iPad e Mac: confira os recursos
Imagem: YouTube Apple/Reprodução

A Apple anunciou, nesta segunda-feira (10), durante o evento WWDC 2024, o Apple Intelligence, sistema de Inteligência Artificial (IA) proprietário da marca. A ferramenta será utilizada em dispositivos iPhone, iPad e Mac.

De acordo com o CEO da Maçã, Tim Cook, a plataforma de IA da Apple será “poderosa, intuitiva, integrada e privada”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O objetivo da ferramenta será “tornar os produtos mais inteligentes”, sendo que os modelos generativos foram criados para facilitar tarefas diárias de produtividade e entretenimento.

AppleA Apple decidiu chamar sua Inteligência Artificial de Apple Intelligence. (Imagem: YouTube Apple/Reprodução)

“Nossa abordagem única combina IA generativa com o contexto pessoal de um usuário para fornecer inteligência verdadeiramente útil. E pode acessar essa informação de forma completamente privada e segura para ajudar os usuários a fazer as coisas que mais importam para eles", argumentou Cook.

A promessa é que o Apple Intelligence será totalmente integrado com os aplicativos dos devices e terá várias das capacidades já reveladas em outros sistemas como o Gemini (do Google) e ChatGPT (que inclusive será integrado à Siri).

Com o novo poder computacional, os usuários poderão pedir para criar imagens, revisar e resumir textos, buscar por informações e mais.

IA treinada com dados pessoais, mas de forma privada

O Apple Intelligence será uma ferramenta que combina hardware e software para oferecer recursos que amplificam o uso dos dispositivos da Maçã.

Segundo a big tech, todas as informações passadas pela IA serão contextuais, ou seja, levarão em consideração os dados do próprio usuário. Para isso, a plataforma terá acesso a praticamente tudo que está no aparelho das pessoas.

Apesar disso, a gigante da tecnologia prometeu que tudo será feito de forma privada e segura. Os usuários terão que expressamente permitir o acesso, além do fato de que tudo será processado internamente.

AppleO Apple Intelligence pode priorizar notificações e ainda resumi-lás, caso seja uma mensagem de texto ou e-mail. (Imagem: Apple/Divulgação)

Pelo fato de o Apple Intelligence só funcionar a nível interno, os dispositivos terão que ser equipados com os chips A17 Pro, M1, M2, M3 e M4. Por causa disso, no caso do iPhone, somente o iPhone 15 para frente que terá acesso ao sistema.

Os executivos da Apple disseram que nada será feito na nuvem a menos que a pessoa não queira. Se a pessoa quiser utilizar a nuvem, a tecnologia terá um “salto” e poderá ter um desempenho ainda melhor.

No caso, quem quiser aumentar o poder da IA da Apple poderá utilizar o Private Cloud Compute. Neste sistema, que enviará dados para nuvens, as informações poderão ser revisadas pelas pessoas e nunca ficarão armazenadas, prometeu a marca.

AppleEm apps como o Notes será possível gravar, resumir, transcrever e mais tudo o que está anotado. (Imagem: Apple/Divulgação)

Alfinetando concorrentes, a Maçã disse que está criando um “novo padrão de privacidade” para serviços de IA.

Os recursos do Apple Intelligence

Um dos principais diferenciais em relação aos outros modelos de IA é que a plataforma da Apple será completamente contextual. Ou seja, segundo a big tech, todas as informações passadas pela IA levarão em consideração os dados e informações do próprio usuário.

Neste sentido, o novo sistema de IA da Maçã poderá:

  • Priorizar notificações e ainda resumir mensagens e e-mails na tela inicial;
  • Reescrever artigos, revisar ou resumir textos que estão nos apps Notes, Safari, Keynotes, E-mails e Mensagens. Os e-mails, por exemplo, poderão ser reescritos de acordo com tons de vozes como amigável, profissional e conciso;
  • Criar imagens específicas baseadas em fotos dos contatos. Exemplificando, o usuário poderá pedir uma imagem especial de feliz aniversário utilizado a foto de um contato, sendo que esta figura poderá ser enviada por mensagem ou e-mail;
  • Pedir para o app Fotos selecionar todas as fotos de determinado amigo ou familiar usando uma roupa ou estando em um lugar específico;
  • Pedir para listar todas as reuniões da semana;
  • Criar novos emojis a partir do Genmoji, que é uma ferramenta que mistura conceitos. A partir de um input de texto, a pessoa poderá pedir para o sistema um esquilo DJ ou um dinossauro surfando, por exemplo;
  • Utilizar o Image Playground para criar imagens. Nele, a pessoa poderá escolher um tema como acessórios, roupas lugares e mais, misturar tudo e criar algo novo. Em um exemplo, o usuário poderá escolher os temas: gato, cozinha e chef. O resultado será um gato cozinheiro. Antes do resultado, a pessoa poderá ver um preview para saber se aquilo é mesmo o que ela está imaginando.

Siri com ChatGPT

Outro destaque revelado no WWDC 2024 foi a nova Siri. De acordo com a Apple, a assistente virtual está muito mais inteligente com o Apple Intelligence. Além de mais integrada com os sistemas operacionais de iPhone, Mac e iPad, a Siri agora entende e fala de formas mais naturais.

Com acesso a todos os aplicativos do celular, tablet ou computador, a Siri pode simplesmente criar tarefas sozinhas. Sem tocar na tela, a pessoa poderá pedir para ela criar eventos na agenda, resumir conversas e e-mails, relembrar onde está determinada informação e mais.

Apple Assim como o Gemini, do Google, o Apple Intelligence permite resumir e reescrever os e-mails. (Imagem: Apple/Divulgação)

E uma novidade já anunciada anteriormente, a Apple fez uma parceria com a OpenAI e por isso o ChatGPT estará integrado à Siri.

Disponibilidade

O Apple Intelligence será disponibilizado somente nos Estados Unidos no verão (inverno aqui no Brasil), ou seja, no máximo até setembro deste ano.

A plataforma de IA da Apple chegará junto com o iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia. Sistemas operacionais anteriores não receberão as novidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.