Lançada em 2011 no iPhone 4S, a assistente virtual Siri, da Apple, acaba de ganhar uma nova versão. A "nova Siri" foi apresentada nesta segunda-feira (10) durante a conferência WWDC e carrega uma série de novidades baseadas em inteligência artificial (IA) — ou, como a empresa chama, de Apple Intelligence. Os dispositivos da empresa, agora, também ganham a capacidade de utilizar o ChatGPT, da OpenAI.
De acordo com a Apple, a nova Siri chegará aos iPhones, iPads e Macs a partir das atualizações iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia. Agora, ela promete ser mais natural, relevante e pessoal.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Apple cita que a Siri será mais contextual e pessoal.
Os usuários perceberão que a Siri agora conta com um novo visual. O método de acionamento segue o mesmo, utilizando as palavras de ação ou usando o botão lateral. No entanto, uma nova animação também chega com o update, que envolve os cantos da tela do iPhone, por exemplo. A empresa explica que esses detalhes tornam ela mais integrada ao sistema.
A Apple mostra que a Siri agora pode entender melhor o que você quer dizer, mesmo que se embaralhe. Durante uma sentença, caso erre, é possível refazer um pedido e ela entenderá o contexto.
Entre as novidades, a empresa destaca que a Siri poderá buscar melhor por informações pessoais, mas sem comprometer a privacidade dos usuários. Por exemplo: você poderá perguntar como estará o clima na praia em uma data específica, e depois disso, pode pedir para que ela crie algum evento que esteja dentro dessa data — a Siri, então, criará o evento na sua agenda com base na localização que você pretende estar.
A nova Siri também ganha visual remodelado no iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia.
A empresa também cita que você pode até não saber o nome de algum recurso específico, mas pode perguntá-la diretamente. A partir disso, a Siri citará qual recurso você está procurando e até mostrará um tutorial rápido de como usar a função que procura.
De acordo com a Apple, a nova Siri agora também poderá entender melhor o que está aparecendo na sua tela. Assim, a assistente conseguirá tomar ações mais rapidamente, como ao buscar por um endereço dentro de uma mensagem e mostrar detalhes, como o trânsito. A empresa diz que essa ferramenta estará disponível em milhares de apps, não só os seus próprios.
ChatGPT no iPhone
A Apple também anunciou que o ChatGPT estará integrado diretamente, ainda neste ano, ao iPhone, iPad e Mac. A ferramenta da OpenAI será disponibilizada gratuitamente, com base no GPT-4o.
Por exemplo, você poderá sempre perguntar à Siri sobre como fazer uma receita, e a assistente virtual poderá acessar o ChatGPT para trazer mais detalhes. As informações são exibidas diretamente como respostas naturais, mas você também poderá enviar imagens ao chatbot da OpenAI.
Nesses casos onde você pode enviar um arquivo ao ChatGPT, a Siri sempre pedirá pela permissão do usuário. Além de imagens, o sistema poderá lidar com PDFs e até mesmo conseguirá acessar os recursos de escrita dos novos sistemas.
*Esta é uma matéria em desenvolvimento e será atualizada com novas informações.