A Nokia afirma ter realizado com sucesso nesta segunda-feira (10) uma chamada telefônica que marca o futuro das telecomunicações. Segundo a companhia, ela foi a primeira a efetuar uma ligação "imersiva" de áudio e vídeo usando um celular.
A chamada aconteceu entre o CEO da Nokia, Pekka Lundmark, e o embaixador de Digitalização e Novas Tecnologias da Finândia, Stefan Lindström. Segundo a marca, o evento marca a estreia de uma tecnologia de alta qualidade em áudio e vídeo ao vivo em uma chamada telefônica, em um avanço tão significativo quanto a apresentação da telefonia monofônica.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A tecnologia utilizada na ligação, que não teve vídeos divulgados pela Nokia, continua em fase de aprimoramento e deve ser popularizada somente nos próximos anos. A empresa acredita, entretanto, que esse deve se tornar no futuro o padrão das chamadas telefônicas
O que é a chamada imersiva da Nokia
O que a Nokia chamada de ligação imersiva é uma chamada ao vivo que usa o codec 3GPP Voice and Audio Services, ou IVAS. Essa é uma tecnologia de transmissão de dados audiovisuais com mínima compressão, o que significa alta qualidade em som e imagem.
A ligação imersiva feita pela Nokia.Fonte: Nokia
O destaque dela é o áudio espacial em 3D, gerando uma sensação imersiva de que a pessoa do outro lado da linha está de fato perto de você. Outra vantagem é o fato de esse padrão funcionar em qualquer dispositivo moderno com ao menos dois microfones e que atenda determinados pré-requisitos técnicos e tenha conectividade padrão 5G advanced — incluindo celulares, tablets ou PCs.
Vale lembrar que essa Nokia é a companhia original da Finlândia, que liderou o mercado de celulares nas décadas de 1990 e 2000.
Hoje focada em sistemas de infraestrutura e telecomunicações, ela não está diretamente envolvida com os smartphones atuais da Nokia, licenciados pela HMD Global e cada vez menos presentes no mercado.
Fontes