Sua placa de vídeo poderá em breve ajudá-lo em jogos, promete esse novo recurso da Nvidia. Neste domingo (02), durante a Computex 2024, a gigante apresentou o G-Assist, um novo assistente virtual alimentado com tecnologia de GPUs GeForce RTX capaz de interpretar o contexto de cenas da gameplay e comandos de voz o usuário para dar dicas sobre o que fazer dentro do game.
O Projeto G-Assist é um assistente virtual com inteligência artificial (IA) inteiramente focado em jogos. Estruturado com o kit de ferramentas RTX AI Toolkit, ele também consegue otimizar as configurações gráficas do game para seu computador, entregando dados precisos sobre latência e quadros por segundo dos últimos 60 segundos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na demonstração presente na Computex, a Nvidia mostrou o G-Assist atendendo comando de voz do usuário como "Qual a melhor arma inicial e como eu posso prepará-la?". A empresa também mostrou como a IA consegue interpretar o contexto da cena.
O Nvidia G-Assist pode dar dicas de como prosseguir no jogo, bem como otimizar as configurações gráficas para melhorar o desempenho. (Imagem: Nvidia/Reprodução)Fonte: Nvidia/Reprodução
Além disso, o assistente também escaneia seu setup para apontar inconsistências nas configurações — como taxa de atualização definida em 60 Hz em monitores habilitados para frequências maiores —, bem como dar sugestões para aprimorar o desempenho dentro de jogos e alcançar os suaves 60 quadros por segundo.
A IA da Nvidia pode até mesmo indicar o overclock da placa de vídeo.
Brincadeira vira realidade
O G-Assist apareceu pela primeira vez como uma brincadeira de 1° de abril em 2017. Naquela época, o assistente foi apresentado como um substituto com IA para o jogador, assumindo o controle enquanto o player atendia a porta ou parava para comer uma pizza.
Por enquanto, o G-Assist é apenas uma demonstração — e está disponível exclusivamente na Computex. O assistente está disponível para experimentação em jogos como ARK: Survival Ascended, jogo de sobrevivência desenvolvido pelo Studio Wildcard.
Obviamente, não é possível baixar o G-Assist atualmente — e nem há a confirmação de que o assistente se tornará realidade algum dia. A ferramenta pode ter sido apenas uma demonstração tecnologia do kit de desenvolvimento da Nvidia, servindo para apresentar as capacidades do RTX AI Toolkit.
- Veja também: Review Galaxy Book 4 Ultra: testei o notebook de R$ 19 mil com IA e que é 'quase gamer'
Por conta disso, não estão disponíveis informações como requisitos mínimos da ferramenta, tampouco detalhes extras sobre suas funcionalidades e restrições.
Provavelmente, porém, se o G-Assist for lançado, ele exigirá que o computador seja equipado com as GPUs mais modernas da Nvidia.
Fontes
Categorias