O X, ex-Twitter, tornará todas as curtidas privadas por padrão, afirmou um engenheiro da plataforma. Confirmando rumores, o desenvolvedor antecipou a novidade através de uma publicação no próprio perfil oficial nesta terça-feira (21).
A rede social de Elon Musk promete mais privacidade para likes há bastante tempo. Há reportagens sobre o assunto pelo menos desde setembro de 2021, antes mesmo de a plataforma ser adquirida pelo bilionário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
À princípio, a mudança busca dar mais conforto para o usuário, garantindo mais controle sobre como ele é visto na plataforma.
Yeah, we are making likes private.
— Haofei (@wanghaofei) May 22, 2024
Public likes are incentivizing the wrong behavior. For example, many people feel discouraged from liking content that might be "edgy" in fear of retaliation from trolls, or to protect their public image.
Soon you’ll be able to like without… https://t.co/vPGllc4pB0
"As curtidas públicas estão incentivando comportamento nocivo. Por exemplo, muitas pessoas se sentem desencorajadas a curtir conteúdo 'questionável' por temer retaliação de trolls, ou para proteger a própria imagem pública", argumentou o diretor de engenharia no X, Haofei Wang, que divulgou a novidade.
"Em breve, você poderá curtir [no X] sem se preocupar com a atenção alheia. Além disso, vale lembrar que, quanto mais você curte, melhor o algoritmo do "Para você" se torna", continuou no post.
Na publicação em questão, o desenvolvedor não deu nenhuma previsão sobre o lançamento da novidade para o público geral. Contudo, vale lembrar que assinantes do X Premium já podem ocultar os próprios likes desde setembro de 2023.
Por enquanto, não está claro se as curtidas serão privadas para todos ou se o benefício será exclusivo para assinantes. Além disso, não está claro também se a novidade tirará as recomendações de conteúdo do feed oriundas de curtidas de perfis seguidos — os conhecidos como "Curtido por".
Fontes
Categorias