O Microsoft Edge em breve será capaz de fazer a tradução e até mesmo a dublagem em tempo real de vídeos de plataformas como o YouTube. A função é um desdobramento de uma das capacidades do Copilot+ PCs, os novos computadores com Windows de fabricantes parceiras com hardware pronto para a IA.
O tradutor vai funcionar inicialmente em conteúdos falados (gravados ou ao vivo) das plataformas digitais YouTube, LinkedIn e Coursera, além de sites de notícias como Reuters, CNBC News e Bloomberg.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O clipe divulgado pela Microsoft mostra o discurso do CEO da empresa, Satya Nadella, passando do original em inglês para o espanhol em tempo real.
Os primeiros idiomas suportados serão do inglês para alemão, italiano, russo, hindi e espanhol, além da passagem do espanhol para o inglês. Mais línguas e serviços serão adicionados aos poucos pela companhia.
Dublagem no navegador populariza IA
Como os notebooks da marca Copilot + PCs são modelos mais avançados e caros, custando a partir de US$ 999 (cerca de R$ 5,1 mil na cotação atual) nos Estados Unidos, o recurso embutido no Edge é uma forma de aumentar o acesso a essa tecnologia.
Até agora, a Microsoft não divulgou quando o recurso estará disponível nos navegadores e nem se ele será restrito inicialmente a algumas regiões. Tudo o que sabemos é que a novidade aparecerá "em breve" no serviço.
O Edge também já faz o resumo de alguns vídeos do YouTube usando IA, separando os elementos mais importantes de um conteúdo. Recentemente, o navegador ganhou também a função de gerar temas usando a tecnologia.
Categorias