O Opera para Windows agora é 100% compatível com processadores ARM, anunciou a empresa na última quinta-feira (16). O suporte permite que o navegador rode com mais fluidez e eficiência em computadores equipados com CPUs com a arquitetura.
A novidade é uma preparação para a estreia do Snapdragon X Elite e do Snapdragon X Plus, dois dos processadores ARM da Qualcomm para computadores. A arquitetura ARM é projetada para encarar tarefas com mais eficiência energética.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Contudo, com a evolução da tecnologia, a plataforma avançou significativamente em desempenho, agora apresentando performance equivalente (ou até superior) aos processadores x86.
Ao ser adaptado para CPUs ARM, o Opera agora pode extrair o máximo do componente.Fonte: Opera/Reprodução
Vale destacar que os programas precisam ser adaptados para ele, dadas as diferenças estruturais do componente. Essa preparação permite extrair o máximo de desempenho do CPU, bem como aproveitar suas vantagens em economia de energia.
"A arquitetura ARM é como uma fábrica moderna, simplificada e eficiente, onde os robôs trabalham perfeitamente para produzir produtos de alta qualidade, mas com o mínimo de desperdício", pontuou a Opera no comunicado.
"Em contrapartida, a arquitetura x86 é semelhante a uma fábrica mais antiga, contando com uma rede complexa de correias transportadoras e trabalho manual, resultando em um processo de produção mais lento e menos eficiente em termos de energia", complementou.
Disponível para testes
Atualmente, o Opera ARM está disponível para testadores. O programa pode ser baixado na versão Developer de forma gratuita.
Porém, obviamente é necessário um computador com processador ARM para testar a ferramenta. Por enquanto, o Snapdragon X Elite ainda não está disponível no mercado, mas já existem notebooks com processadores ARM mais antigos por aí.
Fontes