A OpenAI lançou na última segunda-feira (13) o GPT-4o, versão mais recente do modelo de linguagem usado no ChatGPT, com uma série de avanços. De acordo com a startup, a atualização fornece maior capacidade de compreensão de texto, vídeos, fotos e voz, permitindo que a tecnologia realize tarefas de forma ainda mais impressionante.
Nos vídeos divulgados pela empresa, é possível ver a tecnologia interagindo com pessoas por meio da câmera do smartphone como se fosse uma assistente virtual semelhante à Alexa, Siri ou até Samantha (do filme Her). A inteligência artificial aparece realizando traduções em tempo real, brincando com os usuários, cantando e muito mais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As respostas em texto da IA podem ser apresentadas em formato de máquina de escrever ou livro. (Imagem: OpenAI/Divulgação)Fonte: OpenAI/Divulgação
Segundo a OpenAI, o GPT-4 “omni” também apresenta melhorias na memória, podendo relembrar conversas anteriores ao fornecer respostas, tornando o processo mais rápido e eficiente. Outro detalhe é que as novidades incluídas no modelo serão gratuitas para todos, embora possa haver limites de uso em algumas funções para quem não é assinante.
Reunimos aqui as 10 funções mais legais do GPT-4o, que em breve estarão disponíveis na versão atualizada do ChatGPT.
1. Juiz de jokenpô
Que tal colocar a IA generativa da OpenAI para verificar quem foi o ganhador da brincadeira “Pedra, papel e tesoura”? No vídeo, a tecnologia é convidada a atuar como juiz, acompanhando os dois participantes por meio da câmera frontal do celular, dando o veredito ao final.
2. Tradutor em tempo real
Conversar com pessoas que falam outro idioma pode se tornar mais fácil com o auxílio do GPT-4o e sua capacidade de tradução instantânea. Na demonstração, ele traduz a conversa entre pessoas que falam inglês e espanhol, permitindo a comunicação.
3. Treinamento para entrevista de emprego
As entrevistas de emprego podem gerar ansiedade e desconforto em algumas pessoas. Mas é possível se preparar melhor para elas com uma ajudinha tecnológica, acionando o ChatGPT para dar dicas após analisar o som da sua respiração, por exemplo.
4. Cantando canções de ninar
Você também pode solicitar à inteligência artificial que componha e cante canções de ninar, inclusive pedindo a ela que modifique o tom da voz para algo mais calmo. Esse recurso certamente fará sucesso entre os usuários com filhos.
5. Professor de matemática
Anda tendo dificuldade para resolver alguma questão de matemática? O GPT-4o se transforma em um professor virtual capaz de auxiliá-lo em tempo real, bastando apontar a câmera para o problema, no caderno ou livro, e conferir as dicas para a solução.
6. Ferramenta de acessibilidade
Pessoas com deficiência na visão também podem encontrar benefícios na nova geração do ChatGPT, que funciona como um assistente de acessibilidade. Após ativar o recurso, o usuário deve apontar a câmera para algo que esteja à sua frente e pedir à IA que descreva o objeto em questão.
7. Contagem rápida ou lenta
Funcionando como uma espécie de timer, a IA pode fazer contagens rápidas para ajudar o usuário em determinadas tarefas. Para executar a função, basta informar o tempo desejado, sendo possível, ainda, determinar a velocidade da contagem, deixando-a mais lenta, caso queira.
8. Conversando com cachorros
Em sua nova geração, o ChatGPT também pode interagir com os cães. Na demonstração, a tecnologia pergunta o nome do pet e faz comentários a respeito dele, logo após visualizá-lo pela câmera.
9. Cantando parabéns
Se você está passando seu aniversário a sós, pode convidar a inteligência artificial para lhe fazer companhia e cantar parabéns. No vídeo divulgado pela OpenAI, ela identifica até o bolo e a vela na mesa, além de improvisar na música.
10. IA sarcástica
Outra função interessante demonstrada pelo GPT-4o é a sua capacidade de responder às consultas dos usuários de diferentes maneiras, mais sério ou com um tom mais cômico. Neste exemplo, a tecnologia mostra como também consegue ser sarcástica.
Fontes
Categorias