O TikTok confirmou nesta quinta-feira (9) um novo mecanismo para identificar se conteúdos postados na plataforma foram feitos por inteligência artificial (IA). A rede social começará a adicionar etiquetas na forma de avisos em postagens, com o texto sendo visível a todos os espectadores que se depararem com a publicação.
O mecanismo vai funcionar inclusive com conteúdos que forem criados em plataformas não relacionadas diretamente com o TikTok. Dessa forma, quem postar na plataforma imagens feitas no DALL-E 3 ou vídeos do Sora, ambos da OpenAI, por exemplo, terá o conteúdo sinalizado como gerado artificialmente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o TikTok, a novidade começará a ser implementada em efeito imediato e logo os usuários verão cada vez mais publicações com a sinalização de que ela contém elementos de IA. Porém, a expansão será gradual e apenas nas próximas semanas será disponibilizada para toda a comunidade.
Como funciona a marcação automática do TikTok
O recurso é possível graças a uma implementação tecnológica no serviço. Ele agora passa a ler Content Credentials, que são metadados específicos de um conteúdo gerado por IA que são invisíveis ao usuário comum, mas podem ser identificados por um sistema próprio que "entrega" a origem do material.
O ícone de conteúdo feito por IA é adicionado no momento da postagem.Fonte: TikTok
Essas credenciais são fruto do grupo Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA). O consórcio estabeleceu algumas diretrizes básicas para a circulação de conteúdos de IA nas redes sociais e já foi assinado por empresas como Microsoft, Adobe e OpenAI — donas de alguns dos serviços de IA generativa mais populares hoje.
Além da etiquetagem automatizada, o TikTok anunciou ainda o lançamento de uma campanha para "aumentar a conscientização sobre a rotulagem de inteligência artificial e conteúdos potencialmente enganosos". Isso porque a sinalização tem como principal objetivo reduzir o espalhamento de publicações mentirosas ou consideradas inadequadas.
Atualmente, donos de perfis no TikTok já podem sinalizar de forma voluntária se o conteúdo a ser publicado foi ou não gerado, ou editado usando IA. Até o momento, não há detalhes sobre eventuais punições para usuários que forem "pegos" publicando esse tipo de material sem a devida caracterização.
Fontes
Categorias