O Google adicionou uma etiqueta nos aplicativos governamentais disponíveis na Play Store. Agora, os programas nas lojas de aplicativos contam com o ícone "Governo" para que os usuários identifiquem os apps oficiais com mais facilidade.
Além de tornar mais rápido encontrar os aplicativos necessários, a etiqueta do Google também dá mais segurança e confiança na hora de fazer o download. Até agora, mais de 2 mil aplicativos já foram verificados, incluindo aqueles do governo brasileiro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia também: Como usar a assinatura eletrônica gratuita Gov Br?
Diversos aplicativos do governo brasileiro já contam com a etiqueta no Google Play Store. (Imagem: Google Play Store/Reprodução)
Além do Brasil, estão marcados softwares de governos da Austrália, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Indonésia, Índia e México.
Novidade já está no ar
Ao clicar na etiqueta, os usuários de aparelhos com o sistema operacional Android verão uma mensagem em pop-up. "O Play verificou que este aplicativo está afiliado a uma entidade governamental", diz a mensagem do Google.
A big tech também colocou os programas governamentais na lista de "Principais aplicativos". A atualização na loja de apps foi feita pela empresa em parceria com os governos e os desenvolvedores dos softwares.
- Leia também: Como consultar o app Meu INSS sem dor de cabeça?
Confira a lista de apps do governo brasileiro etiquetados na Play Store:
- gov.br;
- e-Título;
- e-Processo;
- MEI;
- Cadastro Único;
- Celular Seguro;
- Carteira de Trabalho Digital;
- Carteira Digital de Trânsito;
- Meu INSS;
- Meu SUS Digital;
- Meu Imposto de Renda;
- Receita Federal.
Além da CNH digital, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito conta com a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).Fonte: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O governo brasileiro conta com outros aplicativos disponíveis para todos os cidadãos. Órgãos como Anatel, Aneel, ANTT, ANS e Inmet têm programas para celulares nas lojas tanto do Android como iOS.
Categorias