O Spotify está removendo o acesso às letras de músicas para as contas gratuitas, de acordo com algumas publicações de usuários do Reddit e do X. Aparentemente, o recurso funcionará de maneira limitada para usuários não pagantes, com apenas alguns acessos mensais, sem sincronização e rolagem automática das letras.
Ao TechCrunch, um porta-voz da empresa disse que os recursos do Spotify podem ser alterados periodicamente, e que a remoção do acesso às letras de músicas é apenas um “teste”. Atualmente, não há um comunicado oficial da companhia confirmando que o recurso será realmente limitado, mas alguns usuários já estão postando capturas de tela exibindo um aviso da plataforma sobre essa limitação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Spotify now reportedly has a monthly limit on lyrics if you don’t have Spotify Premium.
— Pop Base (@PopBase) May 1, 2024
Every time you view the lyrics of a song, it will count towards your limit. pic.twitter.com/0j6bDurpt5
Vale destacar também que o site oficial do Spotify Brasil ainda não cita as letras de músicas como um recurso exclusivo do plano Premium.
No site oficial do Spotify, o acesso ilimitado às letras de músicas ainda não está restrito às contas do plano Premium.Fonte: Spotify/Reprodução
Recentemente, o Spotify anunciou que atingiu mais de 600 milhões de usuários ativos na plataforma, sendo que mais de 236 milhões deles são assinantes. Isso representa um crescimento de aproximadamente 15% em sua base de assinantes neste primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado.
Mesmo assim, a receita da companhia ficou abaixo das expectativas dos analistas de mercado, ficando em 3,67 bilhões de euros (cerca de R$ 20 bilhões na cotação atual), quando a previsão era de chegar em 3,72 bilhões de euros (cerca de R$ 20,3 bilhões).
Talvez, por esse motivo, a plataforma de músicas via streaming esteja estudando limitar o acesso às letras de músicas em contas gratuitas como uma maneira de forçar esses usuários a assinar o plano Premium.
Atualmente, o app já conta com algumas restrições em contas gratuitas, exibindo anúncios, limitando a qualidade do áudio, limitando pular faixas, forçando a reprodução aleatória, entre outros.
Fontes