Usuários de celulares Android agora podem fazer o download de dois aplicativos ao mesmo tempo por meio da Play Store. Embora a loja de apps do Google tenha recebido diversas melhorias nos últimos anos, só agora este recurso foi implementado de fato, já que a funcionalidade vinha sendo testada desde 2019.
Ultimamente, um dos aprimoramentos de maior destaque da Play Store foi permitir a atualização de apps sem a necessidade de fazer o download do programa por inteiro. Isso permite updates mais rápidos e com menos impacto no desempenho dos aparelhos, principalmente os de entrada.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Baixando até dois apps na Play Store
Pode parecer pouco, mas poder baixar dois apps ao mesmo tempo já ajuda bastante quando precisamos instalar vários aplicativos e um deles é muito pesado. Dessa maneira, podemos deixar o download do app mais pesado em andamento, enquanto baixamos os programas mais leves. Essa possibilidade pode ajudar a economizar bastante tempo.
Outra possibilidade é baixar dois jogos pesados ao mesmo tempo. Neste caso, é bom dispor de um plano de internet com velocidade razoável para não sobrecarregar a rede e os downloads não demorarem mais tempo do que se fossem feitos um por vez.
Baixando dois jogos pesados ao mesmo tempo na Play Store. (Imagem: Ramalho Lima/TecMundo)Fonte: Ramalho Lima/Captura de tela
Em nossos testes, pudemos comprovar que a Play Store já está permitindo baixar até dois apps simultaneamente a partir da versão 40.6.31, mesmo usando o Android 13 em um aparelho da Samsung. Mas também verificamos que a loja recebeu uma atualização logo em seguida, indo para a versão 40.7.29.
Se mais de dois downloads forem iniciados, todos os outros a partir do terceiro ficarão pendentes até que um dos dois primeiros seja finalizado.
Dá para melhorar…
Vale lembrar que os primeiros vazamentos sobre o recurso mencionavam que até cinco downloads simultâneos eram possíveis. Embora isso esteja bem longe da realidade atual, não podemos descartar a possibilidade de o Google modificar a funcionalidade em algum momento.
Outro ponto importante é que o recurso está limitado apenas aos downloads, e não engloba as atualizações. Sendo assim, durante os updates, continua valendo o esquema atual de baixar apenas os componentes de um aplicativo por vez.
Fontes
Categorias