O YouTube vai começar a exibir publicidade quando você pausa o vídeo. A nova estratégia para a exibição de anúncios foi flagrada por usuários no app para smart TVs e dongles.
O novo formato será exclusivo para smart TVs, informou o vice-presidente sênior e diretor de negócios do Google, Philipp Schindler, em reunião com acionistas. "No primeiro trimestre, vimos um forte impulso com a introdução de um piloto de 'Pause Ads' em TVs conectadas, um novo formato de anúncio ininterrupto que aparece quando os usuários pausam seu conteúdo orgânico", descreveu o executivo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
For real now? When you pause a video on TV.
byu/Antique_hardDrive inyoutube
No Reddit, usuários selecionados aleatoriamente pelo teste do Google mostraram como é a experiência. A publicidade é exibida no momento em que o vídeo é interrompido, colocando a prévia da mídia em uma pequena janela, ao lado da publicidade em questão.
Solução menos invasiva
A alternativa é um pouco menos intrusiva do que a exibição de publicidade durante o vídeo, geralmente bastante incômoda para usuários que buscam uma experiência sem interrupções. Ao exibir publicidade quando o vídeo foi interrompido manualmente, o consumo de conteúdo não é impactado.
Contudo, a nova solução para publicidade não substitui nenhum dos outros métodos já praticados pelo YouTube, relatam usuários nas redes. O novo espaço para publicidade é uma adição e é somada aos outros meios já conhecidos (anúncios antes e durante os vídeos, por exemplo).
O excesso de publicidade na plataforma é a principal queixa dos usuários. A solução não foi mal recebida pelo público, mas o fato de a novidade não substituir nenhum dos outros espaços mais invasivos desagradou à comunidade.
Por enquanto, não há previsão para a expansão da exibição de anúncios em vídeos pausados. Porém, considerando a fala do executivo, a ampliação da iniciativa deve acontecer de forma gradativa ao longo dos próximos meses.
Fontes