A Microsoft adotou uma nova forma de exibir publicidade dentro do Windows 11. A novidade apareceu na KB5036980, mais recente atualização do sistema operacional da empresa para as versões 22H2 e 23H2.
Segundo o site NeoWin, agora o Windows 11 exibe os anúncios dentro do Menu Iniciar. Ao abrir a caixa de atalhos, você agora se depara com uma seção chamada "Recomendados". Ela inclui apenas softwares que você não instalou, mas podem ser do seu interesse.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A propaganda de softwares no Windows 11.Fonte: NeoWin
Ao clicar em um dos aplicativos, que estão lá na forma de publicidade, o usuário é direcionado na hora para a página de download deles na loja da Microsoft.
"Esses aplicativos vêm de um pequeno grupo de desenvolvedores que passam por uma curadoria. Isso vai ajudar você a descobrir alguns dos grandes programas que estão disponíveis", diz a Microsoft no comunicado oficial da atualização, que confirma o recurso.
Por enquanto, a atualização KB5036980 continua em fase Beta, o que significa que nem todos os usuários já tiveram acesso às mudanças no Menu Iniciar. A tendência, porém, é que ela apareça para toda a comunidade no máximo até as próximas semanas.
Como remover as propagandas do Menu Iniciar do Windows 11
A opção de exibir anúncios de softwares no sistema operacional fica ativada por padrão. Felizmente, é possível desligar esse sistema e não receber mais as indicações da companhia.
Para fazer isso, abra as Configurações do Windows 11 manualmente ou pelo atalho Win+I do teclado. Agora, vá em "Personalização" e depois clique em "Iniciar".
Por fim, desative a opção "Mostrar recomendações de dicas, atalhos, novos apps e mais. Ele vai remover tanto os anúncios de outros programas quanto outras sugestões do sistema.
Fontes
Categorias