Spotify testa criação de playlists por IA com base em comandos de texto

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O Spotify começou a testar um novo recurso envolvendo inteligência artificial (IA). A novidade é a possibilidade de criar playlists inéditas com base em prompts de texto. O funcionamento é bastante simples e lembra o funcionamento de outras IAs generativas, como o ChatGPT.

Tudo o que o usuário precisa fazer é digitar uma descrição em forma de texto para a plataforma com o estilo da lista de reprodução desejada. Quanto mais detalhes colocados na caixa de texto, mais precisa e completa será a playlist.

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É possível pedir para a IA uma seleção de músicas de um gênero específico, parecidas com determinado artista ou até para certos climas. Os prompts podem envolver frases como "Faça uma playlist com músicas tristes para término de namoro" ou "Crie uma playlist com músicas para treinos pesados na academia", por exemplo.

O passo a passo da criação da playlist usando o aplicativo.O passo a passo da criação da playlist usando o aplicativo.Fonte:  Spotify 

A função de criação de playlists usando IA está em fase de testes internos desde o final de 2023 e agora começou a ser disponibilizada para alguns usuários. Ela ainda é um pouco limitada e não retorna resultados para prompts muito específicos, envolvendo nomes de marcas ou acontecimentos.

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Por enquanto, o recurso de criação de playlists usando IA está restrito para assinantes da plataforma no Reino Unido e na Austrália. Além disso, ela só funciona no aplicativo do streaming para Android e iOS, sem operar na versão web.

O serviço não detalhou como as playlists serão exibidas, nem se elas ficarão públicas ou disponíveis pelo mecanismo de busca da plataforma. Além disso, não há qualquer previsão para que a função seja lançada oficialmente ou expanda os testes para mais países, mas a empresa prometeu novidades "para os próximos meses".

Recentemente, o Spotify anunciou o pagamento de US$ 9 bilhões (cerca de R$ 45 bilhões em conversão direta) em 2023 para detentores de direitos autorais sobre músicas.

A distribuição de royalties está em crescimento e quase triplicou nos últimos seis anos, segundo a marca, com o valor dependendo da popularidade e da quantidade de reproduções no aplicativo.

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