A inteligência artificial (IA) Gemini pode ajudar a elaborar respostas para e-mails. Na última quarta-feira (3), foi encontrada uma integração do Gmail com a IA que elabora sugestões de mensagens com base no conteúdo recebido.
O recurso foi descoberto pelo informante conhecido como @AssembleDebug e divulgado no X, antigo Twitter. O recurso foi ativado manualmente e não está disponível para o público no momento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Google Gemini-powered reply suggestions coming to Gmail
— AssembleDebug (@AssembleDebug) April 3, 2024
?? More info - https://t.co/AD6wWcEHX1#Android #Gmail #Google pic.twitter.com/c5fVGjWRdd
As sugestões de respostas do Gemini são robustas e elaboradas a partir do e-mail recebido. A cada mensagem, são geradas três alternativas, que variam entre simples "Concordo", ou "Entendido" para orações mais longas, como "Sim, concordo com os termos. Me avise quando você precisar da minha ajuda".
De certa forma, a adição de um modelo generativo para compor respostas rápidas pode ser mais eficiente do que alternativas mais rudimentares. A IA é capaz de compreender o conteúdo da mensagem recebida, devolvendo mensagens mais bem elaboradas e contextualizadas.
Abaixo das sugestões, o Gemini oferece um botão escrito "Sugestões ruins?" para que o usuário forneça feedback pelo conteúdo gerado. Os comentários da comunidade podem ajudar o Google a aperfeiçoar a ferramenta e tornar as respostas mais convincentes.
Gemini já está no Gmail
Atualmente, o Gemini já está presente no Gmail. A IA ajuda o usuário a compor uma mensagem, oferecendo sugestões para completar frases.
De certa forma, o gerador de respostas é um complemento para essa ferramenta, e só tende a tornar a rotina com o Gmail ainda mais prática.
Por enquanto, não há previsão para o lançamento público da ferramenta geral.
Fontes