A OpenAI divulgou o primeiro clipe musical produzido inteiramente pela Sora, uma plataforma de inteligência artificial (IA) generativa de vídeos. A obra foi produzida a partir de prompts de August Kamp.
O vídeo tem pouco mais de dois minutos e foi provavelmente feito a partir de vários prompts da artista. A OpenAI não divulgou detalhes técnicos da criação, mas a plataforma Sora atualmente só é capaz de criar segmentos de no máximo 60 segundos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Veja abaixo o vídeo experimental, feito para cobrir visualmente uma música chamada Worldweight:
"Sinto que esta obra de arte é o meu coração e alma absolutos. Me lembro como me senti quando as notas caíram das minhas mãos e sobre as teclas do meu sintetizador, isso quase dois anos atrás. Me lembro que chovia lá fora e me senti sortudo por poder derramar esses sentimentos em uma canção", explica a ativista e compositora.
O clipe de Worldweight parece mesmo fruto de sonhos de alguém, mostrando cenários abstratos debaixo de chuva e misturando florestas com equipamentos tecnológicos.
Segundo o relato do artista, ele "fechou os olhos e viu imagens na mente" que foram traduzidas de forma precisa e criativa pela Sora no clipe criado artificialmente. Kamp foi só elogios à plataforma, que segundo ela foi capaz de traduzir visualmente uma canção e expandir a sua divulgação por outros meios.
Sora deve ser lançada ainda em 2024
A OpenAI ainda não confirmou exatamente quando a IA Sora estará disponível comercialmente ou integrado para usuários de suas outras plataformas, como o ChatGPT. A previsão, entretanto, é de que ela já esteja disponível em 2024.
A empresa está trabalhando ativamente no serviço não apenas para melhorá-lo, mas também na segurança da plataforma para impedir que ela seja usada na criação de conteúdos ilícitos ou que propaguem desinformação.
- Leia também: Por que é tão difícil criar uma IA que gera vídeo?
A companhia também tem apresentado a Sora para grandes estúdios de Hollywood para sugerir a adoção parcial do serviço em produções. Além disso, ela selecionou artistas de vários campos diferentes para testar e sugerir alterações na plataforma.
Fontes
Categorias