A Carteira do Google passou a exigir o desbloqueio do celular para efetuar qualquer pagamento, relatam usuários nas redes sociais. Anteriormente, em alguns países, o aplicativo permitia transferências de pequenas quantias por aproximação com o aparelho bloqueado.
A mudança foi anunciada pelo Google em meados de fevereiro deste ano. "Em breve, seus cartões de crédito e débito só serão cobrados em pagamentos de varejo se você tiver usado um método de verificação recentemente, como a impressão digital ou PIN", explicou a empresa. Vale destacar que no Brasil, desde a chegada do serviço, é necessário desbloquear o celular para pagar, exceto para transporte público.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Carteira do Google agora exige desbloqueio de tela para qualquer pagamento.Fonte: GettyImages
No aviso, a empresa informa que alguns usuários já precisam fazer a verificação de identidade para efetuar pagamentos, independente do valor. Segundo o 9to5Google, em alguns países, a Carteira do Google permitia fazer pequenos pagamentos sem desbloquear a tela do celular. Na França, por exemplo, o usuário podia transferir até € 30 sem apresentar senha ou PIN.
Mais segurança para o dia a dia
A etapa de verificação para pagamentos torna o processo um pouco mais lento, mas é uma adição importante em segurança. A medida impede que um celular furtado seja utilizado para pagamentos ou que criminosos aproveitem a brecha para fazer roubos discretos usando maquininhas com suporte para aproximação.
Mudanças como essa são aplicadas de forma automática para todos os usuários com a versão mais recente do aplicativo, então o usuário não precisa fazer nada para receber o recurso.
Fontes
Categorias