O Spotify apresentou nesta quinta-feira (21) um novo recurso para a versão do aplicativo para desktop. A novidade é um miniplayer, ou seja, uma janela compacta e resumida para você navegar por alguns conteúdos no PC.
Essa janela abriga alguns controles básicos de reprodução de áudios enquanto o usuário usa outros aplicativos no computador — como trocar de música, começar ou pausar e até pular alguns segundos do arquivo. Ela vale tanto para podcasts quanto músicas na plataforma.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os diferentes formatos do miniplayer do Spotify.Fonte: Spotify/Divulgação
Dessa forma, você não precisa voltar para a janela do aplicativo a todo momento para aumentar o volume ou trocar de faixa, por exemplo. Esse atalho ajuda a manter o foco e poupar segundos preciosos durante o trabalho, por exemplo, quando o usuário quer o mínimo de distrações possíveis na tela.
Como ativar o miniplayer do Spotify
Para ativar a novidade, basta tocar no ícone do recurso, que fica na janela de reprodução de um áudio. O miniplayer, entretanto, só está disponível para usuários assinantes da modalidade Premium do Spotify.
A localização do ícone do miniplayer no aplicativo.Fonte: Spotify/Divulgação
O atalho vale também como uma janela para visualização de vídeo, ou seja, tanto para clipes musicais quanto podcasts com imagem. Nesse caso, o quadro é um pouco maior e oferece mais recursos, como avançar ou voltar apenas alguns segundos do clipe de uma só vez.
Além disso, ela é totalmente personalizável em tamanho e localização: é possível deixá-la muito pequena no canto da tela ou então um pouco maior para facilitar o uso dos botões.
Fora o novo player em miniatura, o Spotify recentemente passou a exibir clipes de músicas no celular e lançou uma função chamada Oráculo Musical, que usa o algoritmo para sugerir músicas aos usuários.
Fontes