A Nvidia apresentou nesta segunda-feira (18) uma série de ferramentas de inteligência artificial (IA) para uso corporativo. Com os novos recursos, empresas de todos os tamanhos podem criar e implantar aplicativos personalizados em suas próprias plataformas.
Eles são chamados de Nvidia NIM, sigla para Nvidia Inference Microservices. Na prática, o NIM é um conjunto de processos e ferramentas que ajuda na utilização de dezenas de modelos de IA populares. Elas são indicadas para empresas que precisam desenvolver aplicativos para uso interno ou otimizar processos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As aplicações de IA servem para empresas dos mais diversos setores.Fonte: Nvidia
Os microsserviços voltados para desenvolvedores envolve "pacotes" com todas as tecnologias lançadas nos últimos anos pela companhia — que foi uma das que mais cresceu no último ano em valor de mercado ao virar referência no mercado de IA.
Ela permite que os clientes usem o catálogo de ferramentas para aprimorar o próprio ambiente de trabalho, inclusive adotando a IA como parte do modelo de negócios caso ainda não tenham feito isso antes.
Os novos serviços da NVIDIA para IA
Segundo a companhia, o NIM permite que desenvolvedores reduzam o tempo de implantação e criação de uma plataforma do zero "de semanas para minutos", sendo econômico até em pegada de carbono.
As ferramentas pré-construídas do NIM têm como base os softwares de inferência na Nvidia, como o Triton Inference Server e o TensorRT-LLM. Elase contêm APIs de linguagem, fala e análise de dados que podem ser aplicados em diferentes setores e adaptados para operar com bancos de dados dessas corporações.
A Nvidia virou uma empresa trilionária por causa da IA.Fonte: GettyImages
Na área da saúde, por exemplo, empresas podem usar os NIM para aprimorar chatbots de atendimento para gerar respostas precisas e contextualizadas, ou gerar gráficos completos e de fácil visualização para diagnósticos.
Os serviços foram criados a partir da tecnologia NVIDIA CUDA, usada por quem tem uma infraestrutura com GPUs, data centers ou serviços de computação em nuvem da empresa.
- Leia também: Os 10 supercomputadores mais rápidos do mundo
Os pacotes suportam modelos abertos e privados, tanto da própria NVIDIA quanto de outras companhias. As parceiras incluem Google, Meta, Microsoft, Mistral AI e Stabilyu AI, alguns dos maiores nomes do campo da IA generativa atual.
Além disso, kits de desenvolvimento acelerado de software, bibliotecas e ferramentas serão disponibilizados no novo ambiente chamado de NVIDIA CUDA-X.
Disponibilidade
Os novos microserviços de IA da NVIDIA já estão disponíveis como parte do NVIDIA AI Enterprise 5.0. O preço da licença é US$ 4,5 mil anuais por GPU, ou então US$ 1 por GPU a cada hora contratada.
A plataforma foi criada para ser acessível a uma série de equipamentos e softwares. Fora a capacidade de rodar no próprio data center do cliente, os microserviços serão disponibilizados em marketplaces de ambientes de nuvem como AWS, Google Cloud, Oracle Cloud e Microsoft Azure.
No site das plataformas de IA da Nvidia, desenvolvedores interessados podem solicitar um período gratuito de avaliação.
Fontes
Categorias