O Android 15, próxima versão do sistema operacional móvel da Google, pode ganhar um recurso adicional que ajuda quem perdeu o aparelho. Segundo o site Android Police, a plataforma deve permitir que você encontre seus dispositivos mesmo que eles estejam desligados ou sem bateria.
A partir dessa função, especulada desde o ano passado, quem perdeu o aparelho pode rastrear a sua localização ao menos por mais algumas horas. A novidade ainda não foi confirmada oficialmente pela Google, mas alguns indícios no código dos smartphones Pixel 8 da empresa sugerem que ela ao menos está testando a possibilidade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Por isso, a expectativa é de que essa opção seja adicionada no Android 15. O sistema operacional deve ser revelado pela Google em breve, talvez até no Google I/O 2024 de maio, e disponibilizado gradualmente a partir do final deste ano.
Como o seu funcionamento depende também de algumas questões de hardware, entretanto, nem todos os celulares Android terão acesso ao recurso de segurança. É possível que ela esteja habilitada ao menos nos mais novos modelos da própria Google, como a linha Pixel 8 e os futuros Pixel 9, além de outros smartphones top de linha lançados este ano.
Como funciona a localização com o aparelho desligado?
A localização de um aparelho com Android é feito atualmente pela função Encontre meu Dispositivo. Quando ela é acionada, o aparelho envia sinais Wi-Fi ou Bluetooth para uma rede ou outros aparelhos Android próximos, que comunicam o servidor sobre a posição aproximada.
Uma mensagem de que o app desligado envia sinais Bluetooth já foi encontrado em uma versão do Android. (Imagem: Divulgação/Android Police)Fonte: Android Police
Com o aparelho desligado, esse procedimento muda um pouco. O dispositivo "armazena" sinais de Bluetooth na memória do controlador dessa conectividade sem fio para conseguir mandá-los se necessário. Dessa forma, ao menos por algum tempo, ele consegue enviar identificadores para aparelhos próximos enquanto ainda tiver um pouco de energia sobrando.
O Android 15 já está na primeira versão prévia para desenvolvedores. Outras funções esperadas para o sistema operacional incluem a exibição forçada de apps em tela cheia e alertas mais detalhados sobre a saúde da bateria do celular.
Fontes
Categorias