A xAI vai tornar o Grok, seu chatbot com inteligência artificial (IA), um software público ainda nessa semana, anunciou Elon Musk nesta segunda-feira (11) em publicação no X (antigo Twitter). O anúncio acontece após o executivo abrir um processo contra a OpenAI por "traição".
O Grok foi revelado em novembro do ano passado e foi divulgado como um recurso exclusivo para assinantes X Premium. A ferramenta foi pensada para rivalizar com o ChatGPT, oferecendo informações em "tempo real", mas sem obedecer às normas do "politicamente correto", segundo Musk.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
This week, @xAI will open source Grok
— Elon Musk (@elonmusk) March 11, 2024
Por enquanto, não está claro quais aspectos do Grok se tornarão públicos – e é possível que somente uma parte seja colocada em código-aberto. Na publicação original, Musk apenas mencionou que o assistente se tornaria open-source essa semana e aproveitou a ocasião para alfinetar a rival: "OpenAI é uma mentira", pontuou em resposta para um seguidor.
Com Grok em open-source, Elon Musk une a xAI a outras gigantes que apostam nesse modelo de distribuição no segmento de IA, como Meta e Mistral. A empresa de Mark Zuckerberg tem várias plataformas com inteligência artificial expostas para o público, incluindo o Massively Multilingual Speech (MMS) e ImageBind.
Ainda não há data prevista para o lançamento do Grok
Na publicação original, Elon Musk não mencionou exatamente quando o Grok se tornará open-source — e pode demorar para isso acontecer. Os anúncios do bilionário não são tão precisos em relação às datas.
De toda forma, a afirmação é importante para o público que está curioso para saber mais sobre o projeto, e também para aumentar o atrito entre Musk e OpenAI.
Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro sobre esse e tantos outros assuntos de tecnologia, mantenha-se conectado aqui no TecMundo. Até a próxima!
Fontes
Categorias