O Windows 10 ainda detém mais que o dobro de mercado do que o Windows 11, revelam dados do site StatCounter. No levantamento de fevereiro, o sistema operacional lançado em 2015 acumulou 67,3% do setor.
O Windows 11 foi lançado em outubro de 2021, acompanhado de várias campanhas aconselhando a atualização. O processo de update era simples, embora os requisitos mínimos fossem um tanto confusos, principalmente para pessoas pouco experientes em informática.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Windows 10 ainda detém 67% do mercado.Fonte: StatCounter/Reprodução
Segundo o levantamento do StatCounter, assim está o mercado dominado pela Microsoft:
- Windows 10: 67,3%;
- Windows 11: 28,2%;
- Windows 7: 3,1%.
Nos PCs compatíveis, o update era totalmente gratuito e a instalação do novo sistema não interferia nos programas já instalados na máquina. Além disso, a experiência com o novo sistema ainda era bem familiar com a do Windows 10.
Windows 10 perderá suporte
Ainda com mais da metade do mercado, o Windows 10 perderá suporte em outubro de 2025. Resta bastante tempo para que o público migre para o novo sistema operacional, mas certamente depende do esforço da Microsoft.
Assim como aconteceu com o Windows 7, o público pode estar mais resistente para migrar para o novo SO.
A incompatibilidade com processadores antigos também não favorece o novo sistema. A restrição obriga usuários interessados no Windows 11 a fazer um upgrade no computador, algo que pode ser bastante custoso, principalmente dependendo do tempo de uso do PC antigo.
Crescimento constante
De toda forma, o Windows 11 acumula um pouco mais do mercado a cada mês, conforme mostra o StatCounter. O crescimento percentual é pequeno, mas pode ser mais significativo em períodos com atualizações importantes — como o Windows 11 24H2.
-
Economize mais de 50% no Microsoft 365 Personal para estudantes!
Microsoft 365
O Microsoft 365 inclui os principais programas, como Excel e Power Point e também Outlook, OneDrive com armazenamento na nuvem de 1 TB e muito mais.
Fontes
Categorias