A Microsoft apresentou detalhes sobre uma nova API do Windows preparada para facilitar a implementação de ferramentas de upscaling com inteligência artificial (IA). Chamado DirectSR, o recurso busca reduzir os obstáculos para integrar ferramentas como DLSS Super Resolution, FidelityFX e XeSS em jogos.
A novidade serve como um atalho para a implementação de ferramentas de upscaling, descreveu o executivo da Microsoft, Joshua Tucker. Dessa forma, desenvolvedores de jogos poderiam apenas implementar a API do Windows para preparar a base para todas as ferramentas de upscaling, dispensando a necessidade de integrar cada uma delas.
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A nova API do Windows busca facilitar a implementação de ferramentas de upscaling.Fonte: GettyImages
A nova API apareceu semanas após a função "Automatic Super Resolution" ser encontrada no Windows 11. Embora tenham propostas semelhantes, não está claro se são o mesmo recurso.
Facilitar a implementação de upscaling tende a não só ser benéfico para desenvolvedores, mas também para gamers. Garantir maior facilidade para integrar esse tipo de ferramenta reduz o tempo de desenvolvimento de títulos, acelera o fluxo de trabalho e torna a adoção desses recursos mais simples.
Por enquanto, a Microsoft não entrou em detalhes sobre como a ferramenta vai funcionar, tampouco de que forma desenvolvedores poderão aproveitá-la.
Disponível em breve
Segundo a Microsoft, a nova API será liberada para experimentação em breve dentro do kit de desenvolvimento (SDK) Agility. Antes disso, a empresa promete demonstrar a ferramenta durante uma sessão para desenvolvedores na Game Developers Conference (GDC) em 21 de março deste ano.
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